COMO A PRESENÇA DA POLÍCIA MILITAR IMPACTA NA CONFIABILIDADE E SENSAÇÃO DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS DO PROGRAMA “ESCOLA SEGURA”

Autores

  • Julia Cristina Schonarth

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5077

Palavras-chave:

Prevenção, Segurança, Escola públicas, Polícia Militar, Polícia comunitária

Resumo

O policiamento comunitário tem como objetivo estreitar os laços entre policial e população, criando uma confiabilidade na polícia militar, para que ela possa exercer uma de suas atividades fim que é o policiamento ostensivo de presença. A prevenção de atentados violentos em escolas é um tema crucial diante da crescente violência no ambiente escolar e, com o surgimento de novos casos de atos violentos em escolas em todo território brasileiro, fica o questionamento de como abordar e diminuir estes eventos catastróficos da realidade brasileira. Com o intuito de averiguar a opinião da população acerca da segurança nas escolas, foi realizada uma pesquisa com pais de alunos de uma escola da rede pública de ensino na cidade de Curitiba-PR que faz parte do projeto “Escola Segura” e nela foi observado que os pais, em sua maioria, veem na escola um ambiente seguro para seus filhos e acreditam que o trabalho presencial da Polícia Militar nas escolas é um gerador de segurança do ambiente eficaz.

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Biografia do Autor

Julia Cristina Schonarth

Polícia Militar do Paraná - PMPR.

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Publicado

03/04/2024

Como Citar

Schonarth, J. C. (2024). COMO A PRESENÇA DA POLÍCIA MILITAR IMPACTA NA CONFIABILIDADE E SENSAÇÃO DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS DO PROGRAMA “ESCOLA SEGURA”. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545077. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5077