REFLETINDO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5088

Palavras-chave:

Educação bancária. Educação tradicional. Paulo Freire. Respostas

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é trazer uma reflexão a respeito do ensino tradicional, fazendo uma crítica a ele e propor mudanças na maneira de ensinar no século XXI. Para isso, adotou-se como método a pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, e sua abordagem se classifica como qualitativa. O processo de escolha dos trabalhos que subsidiaram essa investigação foi realizado de maneira subjetiva, de acordo com os interesses dos pesquisadores, logo os resultados foram analisados conforme suas compreensões e interpretações. Em síntese, por meio de obras da literatura de autores como Freire, Dewey, Perrenoud e outros e de trabalhos científicos já publicados, pode-se discutir e refletir a respeito da educação tradicional, onde pode-se afirmar que ela é ultrapassada para os estudantes da atualidade. Ultrapassada porque os estudantes não conseguem mais ficar sentados, quietos e ouvindo o professor falar como antes, eles necessitam interagir, por isso defende-se uma aprendizagem ativa, em que o estudante participe como agente na construção do seu conhecimento e não fique mais apenas ouvindo o professor expor os conteúdos. Além disso, o mundo está em constante transformação o que impõe desafios frequentes, e assim, o estudante precisa se preparar para essa realidade, saber resolver problemas, refletir, ser autônomo e crítico perante a sociedade. Enfim, este trabalho é um convite para refletir a respeito dessa maneira de ensinar, a pedagogia tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Rossi

Instituto Federal de Mato Grosso.

Alessandro Bueno Felipe

Graduação em Ciências Agrárias/Zootecnia pelo IFMT / Campus São Vicente da Serra - MT, Pós-graduação - Especialização "Lato Sensu" em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UNIRONDON / Cuiabá MT, Especialização "Lato Sensu" em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FAMA / Vilhena - RO, Graduação em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário, Especialização "Lato Sensu" em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FAVENI, Especialização "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela FAVENI. Docente em Ciências, Biologia, Química, Trilhas de Aprendizagem de Ciências Naturais, Eletivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias pela SEDUC-RO e apicultor e meliponicultor no município de Vilhena-RO.

Elenice Ribeiro de Sousa

Graduação em Letras e Pedagogia. Especialização em Educação Interdisciplinar pelo Faculdades Integradas de Várzea Grande, Brasil. Professora do CMEF Prof. José Nogueira de Moraes , Brasil.

Kelia Aparecida Lemes Gomes

Graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Brasil. Professora da Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, Brasil.

Juscilene Dias Amorim

Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialização em Psicopedagogia - IMP, especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Afirmativo. Professora na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto da cidade de Aragarças. Professora nas escolas municipais no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação Infantil e Sala de Recursos Multifuncionais.  Coordenação Pedagógica do Centro Municipal de Ensino Fundamental Prof José Nogueira de Moraes. dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Luzia Freitas Cordeiro

Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, com Pós-graduação em Topicos em Genética Moderna pela UFMT, professora efetiva na escola ECIM CMEF Professor Jose Nogueira de Moraes.

Marli Rodrigues da Silva

Especialista em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Vale do Juruena - AJES. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Vale do Juruena - AJES. Neuropsicopedagoga na Clínica Líder em Juína-MT.

Roseli Aparecida de França

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luís e especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís. Professora na Escola Municipal Darcy Ribeiro.

 

Terezinha de Fátima Brandt da Silva

Pós graduada em Língua, Linguística e Literatura pela Universidade Metropolitana do Vale do Aço e Faculdade Ideal de Brasília. Licenciada em letras e habilitada em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura Hispano-Americana pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenadora pedagógica e desenvolve seu trabalho na área de formação, ministrando aulas de Língua Portuguesa e literatura na Escola Estadual Ana Néri. 

Vagner Batista Weis

Graduação em História pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Docência no Ensino Superior Fasipe. Bacharel em Psicologia Pela Fasipe/Sinop. Mestrando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS - TGA. Prof da Edu. Básica Seduc MT/DRE/Sinop.

Referências

CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Comunicação científica, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/. Acesso em: 10 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012

DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 52. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 81. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019c.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: UFRGS. 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/.

PAIVA, Aline Goncalves; SANTOS, Eliana Ferreira dos. Metodologia Ativa Pauta em Projeto: Dando Sentido e Significado na Aprendizagem da Educação Infantil. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29, 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/semiedu_estendido/article/view/21106 . Acesso em: 20 dez. 2023.

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar - Convite à viagem. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROBINSON, Ken; ARONICA, Lou. Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.

SILVA, Iatiçara Oliveira da et al. Educação Científica empregando o método STEAM e um makerspace a partir de uma aula-passeio. Latin American Journal of Science Education, v. 4, 22034, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/126524825-Latin-american-journal-of-science-education-educacao-cientifica-empregando-o-metodo-steam-e-um-makerspace-a-partir-de-uma-aula-passeio.html . Acesso em: 01 jan. 2024.

Downloads

Publicado

29/03/2024

Como Citar

Rossi, M., Bueno Felipe, A., Ribeiro de Sousa, E., Aparecida Lemes Gomes, K., Dias Amorim, J., Freitas Cordeiro, L., … Batista Weis, V. (2024). REFLETINDO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL: UMA REVISÃO NARRATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535088. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5088