FORMAÇÃO CONTINUADA AO DOCENTE PARA O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5123

Palavras-chave:

Formação continuada. Docente. TIC.

Resumo

Este artigo tem como propósito refletir sobre a formação e construção da docência na universidade, com ênfase na importância do saber teórico e prático, bem como a necessidade de se construir a docência a partir do cotidiano escolar com o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nessa perspectiva, este estudo é qualitativo, configura-se em um estudo bibliográfico, busca ainda compreender o impacto das transformações digitais no ensino das TICs como metodologia de ensino em tempos da transformação tecnológica na interação entre professores e estudantes. O estudo desenvolveu-se com os fundamentos da literatura por meio de artigos, dissertações e livros. Os resultados revelaram que é fundamental que, no processo de formação dos professores, aconteça uma precaução direcionada ao uso e aprendizagem da tecnologia digital. Nesse sentido, é necessário que as ações de formação considerem as características das tecnologias, bem como as potencialidades do seu uso, promovendo uma mudança nos modelos de planejamento, de avaliação, de aprendizagem e de comunicação. Além disso, evidenciou a necessidade de uma análise no planejamento ao aliar as tecnologias digitais como estratégias que permitam a construção de aprendizagem dos educandos. Assim, a formação dos professores deve acontecer a partir de estratégias que consideram as potencialidades e os desafios da tecnologia digital, para além de pensar a profissão do professor em si. Conclui-se que são necessárias futuras abordagens sobre a formação de profissionais docentes capazes de oferecer aprendizagens significativas, reforçando o papel do professor na implementação de uma educação de qualidade no contexto tecnológico.

 

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Biografia do Autor

Keila Cristina de Paiva Silva

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

José Maurício de Carvalho Paes de Andrade

Universidad Europea del Atlántico - Uneatlantico.

Alfredo Jorge Gomes Silva

Centro Universitário Regional do Brasil - Unirb.

Flávia Fabiane Fernandes Senário

Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino.

Tiago Santiago de Carvalho

Universidad Europea del Atlántico - Uneatlantico.

Sirleia Piuco

Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México).

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

de Paiva Silva, K. C., de Carvalho Paes de Andrade, J. M., Jorge Gomes Silva , A., Fernandes Senário, F. F., Santiago de Carvalho, T., & Piuco , S. (2024). FORMAÇÃO CONTINUADA AO DOCENTE PARA O EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545123. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5123