A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5147

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional, Formação de Professores, Gamificação. Matemática, Práticas Pedagógicas

Resumo

A formação de professores em matemática é crucial para aprimorar a qualidade do ensino matemático. Nesse contexto, a gamificação surge como uma estratégia promissora para promover o engajamento e a eficácia pedagógica dos educadores. Este estudo investiga a aplicação da gamificação na formação de professores de matemática, visando compreender seu potencial no desenvolvimento profissional dos docentes. Objetivo: A pesquisa objetiva analisar criticamente a aplicação da gamificação na formação de professores de matemática, investigando seu impacto no desenvolvimento profissional e nas práticas pedagógicas dos educadores.   Métodos: A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, que envolve a revisão crítica da literatura existente sobre gamificação e formação de professores em matemática. Serão examinados estudos, teorias e conceitos relevantes para fundamentar a análise do uso da gamificação na matemática. Resultados e Discussão: Os resultados e discussões destacam a importância da gamificação como uma estratégia promissora na formação de professores de matemática, evidenciando seus potenciais benefícios para o desenvolvimento profissional dos educadores e para a melhoria do ensino da disciplina, bem como analisar as implicações práticas e teóricas da gamificação na formação docente em matemática. Considerações Finais: Com isso, as discussões do estudo sugerem possíveis direções para pesquisas futuras. Portanto, destaca-se a importância de continuar investigando o uso da gamificação como uma estratégia eficaz de desenvolvimento profissional para professores de matemática, visando aprimorar ainda mais a qualidade do ensino nesta disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandromar Brandalise

Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico.

Kevin Cristian Paulino Freires

Mestrando em educação pela Universidad Europea del Atlántico.

Micael Campos da Silva

Mestrando em Tecnologia Emergentes na Educação pela Must University.

Sonia Maria dos Anjos

Mestranda em Tecnologia Emergentes na Educação pela Must University.

Alexandre Marins Duarte

Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico.

Roberto Kenny da Silva Luduvino

Especialista em Docência do ensino da Matemática pelo Instituto Dom José.

Emerson Charles do Nascimento Marreiros

Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Francisco Odécio Sales

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Jorge Carvalho Brandão

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

ANJOS, S. M.; PERIN, T. A.; MEDA, M. P. DE O.; ANDRADE, H. R. I.; FREIRES, K. C. P.; MINETTO, V. A. (2024). Tecnologia na educação: Uma jornada pela evolução histórica, desafios atuais e perspectivas futuras. V.1, 1. Ed. Campos sales: Quipá. DOI: https://doi.org/10.36599/qped-978-65-5376-296-1

BARBOSA, F. E.; DE PONTES, M. M.; DE CASTRO, J. B. A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, 2020. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1593-1611.id905

BARROS, T. G. O uso de elementos da gamificação no processo de avaliação da aprendizagem: um mapeamento sistemático. 2023.

BRITO, A. P. G., DE OLIVEIRA, G. S., & DA SILVA, B. A. A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de educação. Cadernos da fucamp, 20(44), 2021.

CALDAS, J. G. Gamificação em aulas de matemática: Um processo de integração de tecnologias digitais ao currículo. 2022.

DA SILVA BRITO, C.; DE CAMARGO SANT'ANA, C. Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática. EDUCA-Revista Multidisciplinar Em Educação, v. 7, n. 17, p. 415-434, 2020. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4100

FREIRES, K. C. P. (2023). Reinventando a escola: Repensando modelos e práticas educacionais diante das transformações sociais e tecnológicas contemporâneas.

FREIRES, K. C. P.; COSTA, C. B. S. ; JÚNIOR, E. A. A busca pela verdade: Uma revisão de literatura sobre as implicações histórico- sociais, conexões matemáticas e a concepção da teoria da árvore. 1. Ed. Iguatu: Quipá. V. 1. 60p, 2023. DOI: https://doi.org/10.36599/qped-978-65-5376-231-2

GIORDANO, C. V.; DE SOUZA, L. T. D. A gamificação e a motivação dos alunos: considerações sobre técnicas efetivamente aplicadas na educação profissional. Revista Eniac Pesquisa, v. 10, n. 1, p. 26-38, 2021. DOI: https://doi.org/10.22567/rep.v10i1.767

JÚNIOR, F. D. M.; JÚNIOR, P. D. M. Oportunidades e Desafios da Integração dos Mundos Físico e Digital. Computação Brasil, n. 51, p. 8-12, 2023.

JUNIOR, P. C. E. R. Integração de gamificação nos processos pedagógico-didáticos: uma contribuição para uma abordagem diferenciada no desenvolvimento de conteúdos matemáticos de nível universitário. 2019.

LIMA, M. do S. L.; OECHSLER, V.; AZEVEDO, C. N. Lei 10639/03 em aulas de história: Uma proposta através da gamificação. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 9, n. 2, p. 142-160, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.73692

LOPES, J. J. M. Metodologia qualitativas em educação: Um breve percurso de origem. Revista ces, juiz de fora, v. 14, n. 2, p. 32-42, 2020.

MARTINS, H.; DORES, A.; SILVA, D. Prós e contras: vantagens e desvantagens da gamification no engament e motivação numa equipa de vendedores. In: Conferência-Investigação e Intervenção em Recursos Humanos. 2021.

MENDES, L, O. R. et al. A Gamificação como estratégia de ensino: a percepção de professores de matemática. 2019.

MOREIRA, M. et al. Metodologias ativas e gamificação: alternativas metodológicas para ensinar matemática. 2024.

OLIVEIRA, J. K. C. de; PIMENTEL, F. S. C. Epistemologias da gamificação na educação: teorias de aprendizagem em evidência. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 57, p. 236-250, 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p236-250

PIMENTEL, F. S. C.; NUNES, A. K. F.; SALES JÚNIOR, V. B. De. Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação. Educar em Revista, v. 36, p. e76125, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76125

SANTOS, D. P. G.; ROCHA, L. O.; SANTOS, T. M. Impactos da adoção da gamificação no desempenho dos discentes na disciplina de Matemática. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. e141111536628-e141111536628, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i15.36628

SOUSA, A. S. de; OLIVEIRA, G. S. de; ALVES, L. H. A Pesquisa bibliográfica: Princípios e fundamentos. Cadernos da fucamp, minas gerais, v. 20, Ed. 43, p. 64-83, 2021.

SOUZA, E. da S.; SANTOS, J. B. dos. Gamificação híbrida em matemática: a dualidade entre as abordagens digital e analógica no ensino. 2023.

Downloads

Publicado

15/04/2024

Como Citar

Brandalise, L., Paulino Freires, K. C., Campos da Silva, M., dos Anjos, S. M., Marins Duarte, A., da Silva Luduvino, R. K., … Carvalho Brandão, J. (2024). A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545147. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5147