A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.515

Palavras-chave:

Alfabetização, Psicogênese da Língua Escrita, Professor

Resumo

Buscou mostrar e explicar a história da alfabetização apresentando algumas das dificuldades enfrentadas durante o processo de alfabetização, que está dividido em três grandes períodos. O primeiro inclui a Antiguidade e a Idade Média onde predominava o método da soletração; o segundo iniciou-se por uma revolta contra o método da soletração e ficou marcado pela criação dos métodos sintéticos e analíticos e o terceiro período que, com a divulgação da Psicogênese da Língua Escrita, questionou a necessidade de associar os sinais gráficos da escrita aos sons da fala para se aprender a ler e a escrever. O foco principal de todo o trabalho é a concepção da Psicogênese da Língua Escrita, fundamentada pelas autoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, que tiveram como referência a teoria de Jean Piaget. Faz-se uma reflexão sobre a relevância da concepção para entender todo o processo de aprendizagem de leitura e escrita e sua grande repercussão conceitual na alfabetização Brasileira. Foi utilizada a metodologia bibliográfica, com o objetivo principal de analisar o processo de aquisição da escrita alfabética e o papel do professor diante deste processo. Apresentam-se os aspectos comuns em todo percurso e processos individuais da base alfabética escrita, esclarecendo as hipóteses presentes durante esse processo, que vêm divididas em três grandes períodos. Conclui-se então que é de fundamental importância a disposição do professor para estudar, para construir sua competência profissional para que possa planejar e programar situações de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise de Oliveira Longato, Faculdades Integradas de Jahu

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Jahu (2018). Pós Graduada em Alfabetização e Letramento nas séries inicias do Ensino Fundamental - Uniara (2020). Pós Graduanda em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial - Unopar (atualmente). Atualmente é professor de nível medio no ensino fundamental - EMEF MANUEL RODRIGUES FERREIRA. Atualmente é professor de nível infantil- CRESCER E APRENDER. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia.

Edivânia Floro Nicácio Almeida, Universidade Estadual da Paraíba UEPB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB (2015) Graduação em Letras Libras pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (2018) Graduação em Letras Inglês pela Universidade Nove de Julho UNINOVE (2019). Pós graduações em Libras e Educação para Surdos. Pós em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial - UNOPAR. Pós em Ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita como 2º língua para Surdos - IFPB (2020). Está professora na Educação Básica. Tem interesse: Língua brasileira de Sinais, Educação Especial e Inclusiva, Metodologias ativas, Tecnologias Digitais e Tecnologia Assistiva.

Marlene Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2018); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008); Mestre em Linguagem e Educação pela AVEC (2000); Especialista em Psicopedagogia (1999), Metodologia do Ensino Superior (1994) e Supervisão e Administração Escolar (1993); Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1988). Atua há mais de vinte anos na Educação Superior em atividades ligadas a docência com dedicação nas áreas da Educação Inclusiva e Educação Especial, Educação Infantil e Atividades Educacionais em Espaços não Escolares. Atuou como coordenadora de Cursos de Pedagogia, organização de eventos de formação de professores, e atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia nas áreas relacionadas.É Membro do Grupo de Pesquisa Educa (UNIR). 

Downloads

Publicado

01/08/2021

Como Citar

Oliveira Longato, D. de, Floro Nicácio Almeida, E. ., Rodrigues de Souza Fausto, I. ., & Rodrigues, M. . (2021). A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27515. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.515