DESAFIOS DO ENSINO REMOTO FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.519

Palavras-chave:

Ensino a distância, Coronavírus, Enfermagem

Resumo

No contexto mundial, o Brasil assim como vários países, enfrentam uma nova e complexa realidade causada pela pandemia da Covid-19, doença ocasionada pelo novo Coronavírus, o SARS-CoV-2, cujo quadro clínico pode variar de infecções assintomáticas e sintomas brandos até crises respiratórias graves. Diante disso, foi criado da Lei nº 13.979/2020 que dispõe sobre o isolamento social e quarentena com a finalidade de diminuir a necessidade de internações de grande complexidade em um curto espaço de tempo. Diante ao exposto, foi necessário a implementação da Portaria nº 343/2020 que autoriza as atividades de caráter presencial a utilizar meios e tecnologias específicas, substituindo assim, as aulas presenciais por aulas remotas, a fim de se evitar um colapso na esfera educacional. Neste contexto, este artigo de reflexão tem como objetivo discutir e avaliar os desafios enfrentados por professores e estudantes sobre a implementação do ensino remoto de emergência e suas consequências para o futuro. Com isso, foi criado um estudo teórico-reflexivo da literatura e análise crítica, buscando maior entendimento sobre os pontos positivos e negativos do ensino remoto de emergência para nossa sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Maranduba Littleton Lage, Universidade de Vassouras

    Discente do Curso de Enfermagem. IC. Integrante do Nupetmae-CNPq. Universidade de Vassouras, Brasil.

    Universidade de Vassouras

  • José Carlos do Nascimento, Universidade de Vassouras

    Mestre em Ciências Ambientais, Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, Enfermeiro, Biólogo. Professor Assistente II na Universidade de Vassouras, Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Universidade de Vassouras. RJ, Brasil 

  • Marilei de Melo Tavares, Universidade de Vassouras

    Psicóloga. Pós-doutorado pela UERJ. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS da Universidade Federal Fluminense - UFF. Líder do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

     

  • Marcia Cristina Moccellin, Universidade de Vassouras

    Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS da Universidade Federal Fluminense – MPES/UFF. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). RJ, Brasil. 

  • Taís de Souza Rabelo, Universidade de Vassouras

    Acadêmica de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

  • Isis Souza Rabelo, Universidade de Vassouras

    Acadêmica de Medicina. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

31/07/2021

Como Citar

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27519. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.519