REFLEXÕES DIRECIONADAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5211

Palavras-chave:

Formação. Professores. Tics. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Estudos têm demonstrado a fragilidade da inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nos currículos dos cursos de licenciatura, onde os projetos de curso, matrizes curriculares e disciplinas de práticas de ensino frequentemente não abordam adequadamente essas tecnologias. O presente artigo objetiva analisar ações de formação continuada dos professores com emprego das TICS no ensino-aprendizagem, tanto em nível dos cursos de formação de professores, quanto foco da formação, proporcionando possibilidades em potencializar aos docentes meios inovadores quanto ao uso dessas ferramentas como recursos poderosos para promover uma educação mais inclusiva, participativa e alinhada às demandas da sociedade digital atual, deste modo, a pesquisa é qualitativa e empregou análise bibliográfica para coletar dados. É possível perceber após a análise, que a formação direcionada ao emprego das TICs promove a inclusão do aluno no sistema de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a formação de um profissional traz atividades de estágio que envolvem planejamento, prática e reflexão registrada com base teórica, e são acompanhadas por orientadores docentes do curso de pedagogia com uma visão integral relacionada ao setor educacional com uma sólida formação para o emprego das TICs no ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Keila Cristina de Paiva Silva

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Patricia Pereira Silva

Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

Mônica Silva de Oliveira Effting

Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

Naira de Carvalho Gonzalez

Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

Flavia Florentino Souza Antunes

Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

Cristiane Köning Rezende

Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

Jovânia Maria de Souza

Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

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Publicado

04/05/2024

Como Citar

de Paiva Silva, K. C., Pereira Silva , P., Silva de Oliveira Effting , M., de Carvalho Gonzalez , N., Florentino Souza Antunes , F., Köning Rezende, C., & de Souza, J. M. (2024). REFLEXÕES DIRECIONADAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM EMPREGO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO-APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555211. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5211