REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DE APOIO SOBRE A SEXUALIDADE DE ADOLESCENTES AUTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5294Palavras-chave:
Comportamento Sexual, Transtorno do Espectro do Autista, Representação Social.Resumo
Objetivo: Identificar as representações sociais de profissionais de apoio sobre a sexualidade de adolescentes com autismo. Método: Estudo qualitativo descritivo, com dados primários provenientes de entrevistas com profissionais que atendem adolescentes de uma instituição de apoio às famílias e pessoas com autismo. Os dados foram organizados com a metodologia do discurso do sujeito coletivo, e analisados com base na teoria das representações sociais e resultados de outras pesquisas. Resultados: Foram identificadas seis categorias de representações sociais caracterizadas nos discursos do sujeito coletivo. Considerações finais: As representações sociais mostraram o despreparo e a dificuldade dos profissionais em lidar com o tema e as singularidades da sexualidade das pessoas com autismo. O processo de construção de representações sociais sobre a sexualidade de adolescentes autistas está em fase de ancoragem, e requer a ampliação de discussões e pesquisas sobre o tema para entrar na fase de objetificação, que permitirá externalizar conceitos e imagens das experiências e da realidade de adolescentes com autismo em relação à sua sexualidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. S. R. A expressão da sexualidade das pessoas com autismo – Transtorno do Espectro Autístico – TEA. Psicologia.pt – O Portal dos Psicólogos, 2017. https://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?a-expressao-da-sexualidade-das-pessoas-com-autismo-transtorno-do-espectro-autistico-tea&codigo=AOP0425#:~:text=A%20maioria%20das%20pessoas%20com,dist%C3%BArbio%20e%20do%20n%C3%ADvel%20intelectual.
APA - AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BEDDOWS, N.; BROOKS, R. Inappropriate sexual behaviour in adolescents with autism spectrum disorder: what education is recommended and why. Early Intervention in Psychiatry, v. 10, n. 4, p. 282–289, 2016. https://doi.org/10.1111/eip.12265. DOI: https://doi.org/10.1111/eip.12265
BRASIL. Lei n˚ 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília: Casa Civil, 2012. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm.
BRUNS, M. A. T. Dificultades del amor erótico en los lazos de inclusión. Rev. Ibe. Est., v. 10, esp 2, p. 1395-408, 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v10i6.8327. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v10i6.8327
DEWINTER, J.; VAN PARYS, H.; VERMEIREN, R.; VAN NIEUWENHUIZEN, C. Adolescent boys with an autism spectrum disorder and their experience of sexuality: An interpretative phenomenological analysis. Autism: The International Journal of Research and Practice, v. 21, n. 1, p. 75–82, 2017. https://doi.org/10.1177/1362361315627134. DOI: https://doi.org/10.1177/1362361315627134
FERNANDES, L. C.; GILLBERG, C. I.; CEDERLUND, M.; HAGBERG, B.; GILLBERG, C.; BILLSTEDT, E. Aspects of sexuality in adolescents and adults diagnosed with autism spectrum disorders in childhood. Journal of autism and developmental disorders, v. 46, p. 3155–3165, 2016. https://doi.org/10.1007/s10803-016-2855-9. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-016-2855-9
HANNAH, L. A.; STAGG, S. D. Experiences of sex education and sexual awareness in young adults with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 46, n. 12, p. 3678-3687, 2016. https://doi.org/10.1007/s10803-016-2906-2. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-016-2906-2
HELLEMANS, H.; COLSON, K.; VERBRAEKEN, C.; VERMEIREN, R.; DEBOUTTE, D. Sexual behavior in high-functioning male adolescents and young adults with autism spectrum disorder. J Autism Dev Disord., v. 37, n. 2, p. 260-269, 2007. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0159-1. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-006-0159-1
KOLLER, R. Sexuality and Adolescents with Autism. Sexuality and Disability, v. 18, n. 2, p. 125-135, 2000. https://doi.org/10.1023/A:1005567030442. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1005567030442
LEFÈVRE, F. Discurso do Sujeito Coletivo: nossos modos de pensar, nosso eu coletivo. São Paulo: Andreoli, 2017.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto contexto – enferm., v. 23, n. 02, p. 502-507, 2014. https://doi.org/10.1590/0104-7072014000000014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072014000000014
LEHAN MACKIN, M.; LOEW, N.; GONZALEZ, A.; TYKOL, H.; CHRISTENSEN, T. Parent Perceptions of Sexual Education Needs for Their Children With Autism. J Pediatr Nurs., v. 31, n. 6, p. 608-618, 2016. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2016.07.003. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2016.07.003
MACHADO, M. L. S. Educação e terapia da criança autista: uma abordagem pela via corporal. 2001. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. http://hdl.handle.net/10183/1540.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
NASCIMENTO, T. R. C.; BRUNS, M. A. T. A família e a sexualidade de filhos/as autistas: o que a literatura científica nacional nos oferece? Revista Brasileira de Sexualidade Humana, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, p. 8-13, 2020. https://doi.org/10.35919/rbsh.v30i1.70. DOI: https://doi.org/10.35919/rbsh.v30i1.70
OTTONI, A. C. V.; MAIA, A. C. B. Considerações sobre a sexualidade e educação sexual de pessoas com transtorno do espectro autista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, esp. 2, p. 1265-1283, 2019. https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12575. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12575
TORRALBAS-ORTEGA, J.; VALLS-IBÁÑEZ, V.; ROCA, J.; SASTRE-RUS, M.; CAMPOY-GUERRERO, C.; SALA-CORBINOS, D.; SÁNCHEZ-FERNÁNDEZ, M. Affectivity and sexuality in adolescents with autism spectrum disorder from the perspective of education and healthcare professionals: a qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 3, p. 1-12, 2023. https://doi.org/10.3390/ijerph20032497. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph20032497
TURNER, D.; BRIKEN, P.; SCHÖTTLE, D. Autism-spectrum disorders in adolescence and adulthood: focus on sexuality. Current Opinion in Psychiatry, v. 30, n. 6, p. 409-416, 2017. https://doi.org/10.1097/YCO.0000000000000369. DOI: https://doi.org/10.1097/YCO.0000000000000369
VIEIRA, A. C. Sexualidade e transtorno do espectro autista: relatos de familiares. 2016. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. http://hdl.handle.net/11449/143824.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.