ABORDAGENS INTEGRATIVAS PARA O TRATAMENTO DO TDAH: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5332

Palavras-chave:

TDAH, Abordagens integrativas, Tratamento, Terapias complementares, Neurobiologia

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica prevalente caracterizada por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. As abordagens tradicionais de tratamento, principalmente baseadas em medicamentos, enfrentam limitações e efeitos colaterais, justificando a exploração de abordagens integrativas. Objetivo: Esta revisão bibliográfica visa explorar as evidências mais recentes sobre as abordagens integrativas no tratamento do TDAH. Métodos: A revisão foi conduzida através de uma busca sistemática na literatura científica publicada entre 2009 e 2024 nas bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus e Scielo. Critérios de inclusão: estudos originais e revisões em inglês, português ou espanhol, focados em abordagens integrativas para o TDAH. Resultados e Discussão: As dietas de eliminação e a suplementação com ácidos graxos ômega-3 e micronutrientes mostraram-se eficazes na redução dos sintomas do TDAH. A TCC, mindfulness e biofeedback apresentaram benefícios na regulação emocional e no controle dos sintomas. A atividade física regular e as atividades ao ar livre foram associadas a melhorias na atenção e no comportamento. A combinação de intervenções farmacológicas com abordagens integrativas oferece uma solução abrangente e personalizada, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Conclusão: As abordagens integrativas são promissoras para o tratamento do TDAH, oferecendo alternativas eficazes que complementam os tratamentos convencionais. A personalização do tratamento e a pesquisa contínua são essenciais para maximizar os benefícios dessas intervenções, melhorando significativamente a gestão do TDAH e a qualidade de vida dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Sousa Gonçalves

Universidade CEUMA.

Giovanna Mont’Alvão Pires Oliveira

Universidade Veiga de Almeida.

Sávio Nixon Passos Luz

Universidade Federal da Paraíba (Hospital Universitário Lauro Wanderley).

Maíra Vieira e Silva

Centro Universitário Redentor - UniRedentor.

Jéssica dos Santos Muniz

Graduada pela Universidade Estadual do Piauí, residente de Medicina da Família e Comunidade pele Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, Minas Gerais.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, DSMTF et al. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. Washington, DC: American psychiatric association, 2013. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596

ARNS, Martijn et al. Efficacy of neurofeedback treatment in ADHD: the effects on inattention, impulsivity and hyperactivity: a meta-analysis. Clinical EEG and neuroscience, v. 40, n. 3, p. 180-189, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/155005940904000311

BARKLEY, Russell A. (Ed.). Attention-deficit hyperactivity disorder: A handbook for diagnosis and treatment. Guilford Publications, 2014.

BLOCH, Michael H.; QAWASMI, Ahmad. Omega-3 fatty acid supplementation for the treatment of children with attention-deficit/hyperactivity disorder symptomatology: systematic review and meta-analysis. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 50, n. 10, p. 991-1000, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaac.2011.06.008

CORTESE, Samuele et al. Practitioner review: current best practice in the management of adverse events during treatment with ADHD medications in children and adolescents. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 54, n. 3, p. 227-246, 2013. DOI: https://doi.org/10.1111/jcpp.12036

DE PAULA, Cleonilda; MOGNON, Jocemara Ferreira. Aplicabilidade da terapia cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na infância: revisão integrativa TCC e TDHA: revisão integrativa. Cadernos da Escola de Saúde, v. 17, n. 1, p. 76-88, 2017.

DONFRANCESCO, Renato et al. Iron and ADHD: time to move beyond serum ferritin levels. Journal of attention disorders, v. 17, n. 4, p. 347-357, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1087054711430712

EDUARDA, Jhennifer; SILVA, Aline Pacheco; ALMEIDA, Ludmila Venturini. Implicações familiares do diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade-TDAH: Uma revisão integrativa de literatura. CIÊNCIA DINÂMICA, v. 14, n. 2, p. 92-116, 2023. DOI: https://doi.org/10.4322/2176-6509.2023.010

FARAONE, Stephen V. et al. Attention-deficit/hyperactivity disorder. Nature reviews. Disease primers, v. 1, p. 15020-15020, 2015. DOI: https://doi.org/10.1038/nrdp.2015.20

FARAONE, Stephen V.; BUITELAAR, Jan. Comparing the efficacy of stimulants for ADHD in children and adolescents using meta-analysis. European child & adolescent psychiatry, v. 19, p. 353-364, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s00787-009-0054-3

FAWNS, Tina. Attention deficit and hyperactivity disorder. Primary Care: Clinics in Office Practice, v. 48, n. 3, p. 475-491, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pop.2021.05.004

JOHNSON, Joe; MORRIS, Sarah; GEORGE, Sanju. Attention deficit hyperactivity disorder in adults: what the non-specialist needs to know. British journal of hospital medicine, v. 81, n. 3, p. 1-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.12968/hmed.2019.0188

MACLEAN, Lisa; PRABHAKAR, Deepak. Attention-deficit/hyperactivity disorder and sports: a lifespan perspective. Psychiatric Clinics, v. 44, n. 3, p. 419-430, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psc.2021.04.014

MAJARWITZ, Daniel J.; PERUMAREDDI, Parvathi. Attention-deficit/hyperactivity disorder across the spectrum: From childhood to adulthood. Primary Care: Clinics in Office Practice, v. 50, n. 1, p. 21-36, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pop.2022.10.004

PELSSER, Lidy M. et al. Effects of a restricted elimination diet on the behaviour of children with attention-deficit hyperactivity disorder (INCA study): a randomised controlled trial. The Lancet, v. 377, n. 9764, p. 494-503, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)62227-1

POSNER, Jonathan et al. “Attention-deficit hyperactivity disorder.” Lancet (London, England), v. 395, p. 10222, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)33004-1

SHARMA, Alok; COUTURE, Justin. A review of the pathophysiology, etiology, and treatment of attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD). Annals of Pharmacotherapy, v. 48, n. 2, p. 209-225, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1060028013510699

SONUGA-BARKE, Edmund J. S. et al. Nonpharmacological interventions for ADHD: systematic review and meta-analyses of randomized controlled trials of dietary and psychological treatments. American journal of psychiatry, v. 170, n. 3, p. 275-289, 2013. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2012.12070991

TANG, Yi-Yuan; HÖLZEL, Britta K.; POSNER, Michael I. The neuroscience of mindfulness meditation. Nature reviews neuroscience, v. 16, n. 4, p. 213-225, 2015. DOI: https://doi.org/10.1038/nrn3916

VAN DER OORD, Saskia; BÖGELS, Susan M.; PEIJNENBURG, Dorreke. The effectiveness of mindfulness training for children with ADHD and mindful parenting for their parents. Journal of child and family studies, v. 21, p. 139-147, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-011-9457-0

WEIBEL, Sébastien et al. Practical considerations for the evaluation and management of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in adults. L'encephale, v. 46, n. 1, p. 30-40, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.encep.2019.06.005

YOUNG, Susan; BRAMHAM, Jessica. ADHD in adults: a psychological guide to practice. John Wiley & Sons, 2006.

ZYLOWSKA, Lidia et al. Mindfulness meditation training in adults and adolescents with ADHD: A feasibility study. Journal of attention disorders, v. 11, n. 6, p. 737-746, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/1087054707308502

Downloads

Publicado

01/06/2024

Como Citar

Sousa Gonçalves, M., Mont’Alvão Pires Oliveira, G., Nixon Passos Luz, S., Vieira e Silva, M., & dos Santos Muniz, J. (2024). ABORDAGENS INTEGRATIVAS PARA O TRATAMENTO DO TDAH: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(6), e565332. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5332