A APLICAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS EM UM PROCESSO DE CAPITALIZAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO PROPOSTA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5353Palavras-chave:
Equações diferenciais, Aplicações, InvestigaçãoResumo
O objetivo desse trabalho é demostrar como as aplicações de cálculo diferencial em situações cotidianas podem ser simples e carregam um grande potencial de tornar o ensino de cálculo mais significativo para o aluno. Gostaríamos assim, de evidenciar fatores e práticas que contribuem para a absorção dos conhecimentos dentro de uma proposta de cálculo aplicado, neste caso, a um processo de capitalização composta. Dessa maneira, o presente artigo surgiu a partir de uma discussão ocorrida em sala de aula, em que era discutido com os alunos aplicações de equações diferenciais. Buscamos evidenciar fatores que possibilitam a real absorção do conteúdo, em que o processo de assimilação seja efetivo e não meramente mecânico e carregado de formalismo. Nos pomos, a partir da proposta de um aluno, a aplicar os conhecimentos envolvendo equações diferenciais. Aproveitando-se da riqueza que foi esse momento de discussão, modelagem da situação proposta e resolução do problema, sugerimos que no decorrer do ensino de cálculo o professor tenha momentos destinados ao trabalho prático do uso do cálculo, especialmente problemas reais com o viés investigativo. Por meio dessa experiência, podemos afirmar que é possível fazer com que o ensino de cálculo, através de metodologias que visam trabalhar com aplicações que possivelmente se inserem na realidade do estudante, tornam a aprendizagem significativa e corroboram para a compreensão do conhecimento estudado, sendo forte aliado dos trabalhos desenvolvidos na área de cálculo diferencial.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Greiton Toledo de; MALTEMPI, Marcus Vinicius; POWELL, Arthur Belford. Contexto formativo de invenção robótico-matemática: pensamento computacional e matemática crítica. Bolema: boletim de educação matemática, Rio Claro - SP, v. 36, n. 72, p. 214-238, 2022. DOI https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a10. Acesso em: 5 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a10
BARBIERE, Leandra. Educaçâo Financeira: Uma Proposta Didática Explorando Ambientes de Aprendizagem à Luz da Matemática Crítica. Orientadora: Profa. Dra. Rosane Rossato Binotto. 2021. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC, 2021. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4609. Acesso em: 13 dez. 2023.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3 ed. São Paulo - SP: Contexto, 2010. p. 389.
BRASIL. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Remuneração dos depósitos de poupança. Brasília: Banco Central, 2024. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/remuneradepositospoupanca. Acesso em: 25 fev. 2024.
LEITHOLD, Louis. O Cálculo com Geometria Analítica. 3. ed. São Paulo – SP: HARBRA, 1994. p. 686-1178. Vol 2.
MESQUITA, Milene Nagila; CEOLIM, Amauri Jersi; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica. Revista Brasileira de Educação, Campo Mourão - PR, v. 26, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260022. Acesso em: 5 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260022
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. 186 p. ISBN 85-230-0826-8.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Tradução: Abgail Lins, Jussara de Loyola Araújo; prefácio Marcelo C. Borba.6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. 160 p. (Coleção perspectivas em Educação Matemática).
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.