CARACTERÍSTICAS DE LÍDER NUM CENTRO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5390Palavras-chave:
Liderança, Educação, CompetênciaResumo
Caracterizando-se como um tema cada vez mais debatido no mundo organizacional, a liderança revela-se um fator decisivo na gestão e crescimento contínuo, quer das equipas, quer das instituições. Desta forma, pretende-se com este estudo avaliar quais as competências transversais e mais importantes para a liderança num ambiente educativo e empresarial complexo, que valoriza princípios universais e intemporais. A investigação foi conduzida num ATL (Atividades de Tempos Livres) e centro de estudos, situado na zona de Grande Lisboa, tendo abrangido duas amostras distintas, nomeadamente os colaboradores e os clientes (familiares dos alunos) da instituição. Assim, assumindo-se como uma pesquisa de carácter quantitativo, foi realizada através de um questionário, no qual os participantes identificaram as práticas e os atributos essenciais que um líder deve assumir, de forma a orientar eficazmente os seus liderados e discentes. Os resultados obtidos permitiram compreender e aferir as principais características, habilidades e competências que um líder de um contexto educativo deve possuir, destacando-se as características inerentes ao estilo democrático como as mais valorizadas.
Downloads
Referências
Abelha, D. M., Carneiro, P. C., & Cavazotte, F. D. (2018). Liderança transformacional e satisfação no trabalho: avaliando a influência de fatores do contexto organizacional e características individuais. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 20, 516-532.
Arruda, A. M. F. Chrisóstomo, E. Rios, S. S. (2010). A Importância da Liderança nas Organizações. Revista Razão Contábil & Finanças, 1(1), 1-15.
Bagwell, J. (2020). Leading Through a Pandemic: Adaptive Leadership and Purposeful Action. Journal of School Administration Research and Development, 5(1), 30-34. DOI: https://doi.org/10.32674/jsard.v5iS1.2781
Batista, B. Rodrigues, D., Moreira, E. Silva, F. (2021). Técnicas de recolha de dados em investigação: Inquirir por questionário e/ou inquirir por entrevista. In Sá, P., Costa, A.P., Moreira, A. Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados, Vol. II, 13-36.
Bento, A. V. (2008). Os estilos de liderança dos líderes escolares da Região Autónoma da Madeira. Actas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar-Trabalho Docente e Organizações Educativas, 145-157.
Borelli, L. B., & Mendes, C. P. (2018). As Diversas Faces de um Líder: A Liderança na atualidade. Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
Cabral, M. S. N. Sousa, M. T. C. Nascimento, A. F. (2015). Estilos de Liderança no Contexto da Gestão Escolar Democratica: Algumas apreciações. Revista Signos, 36(2), 139-149.
Castanheira, P., & Costa, J. A. (2015). A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 31(1), 13-44. DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912
Cobra, M. (1988). Marketing básico: uma perspectiva brasileira. Atlas.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Edições Almedina.
Correia, P. & Sá, S. (2021). Liderança do(a) Diretor(a) escolar e a sua relação com o Clima Organizacional. Revista Multidisciplinar, Humanidades e Tecnologias. 28(1), 175-209.
Dias, S. L., Rocha, C. M., & Grangeiro, R. R. (2022). Estilos de liderança transformacional e transacional: uma análise de gênero. Revista de Carreiras e Pessoas, 12(3), 478-498. DOI: https://doi.org/10.23925/recape.v12i3.52944
Fraga, T. M. R. (2018). O Impacto da Liderança na Performance Organizacional. [Dissertação de Mestrado]. Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Instituto Politécnico de Coimbra.
Fullan, M. Hargreave, A. (2001). Por que é vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto Editora.
Júnior, A. P. Neto, J. M. S. Pedruzzi, & N. L. I. Cardoso, R. R. (2016). Leitura da evolução das teorias sobra liderança. Sustenere - Revista Brasileira de Administração Científica, 7(1), 248-261. DOI: https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0017
Maximiano, A. C. A. (2000). Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada (2ª Ed.). Atlas.
Neves, C. Henriques, S. (2019). Estilo(s) de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas do ensino secundário e região do alentejo. Liderança Educacional - contributos da investigação, 8-28.
Pereira, I. A. (2019). Tipos de liderança dentro do ambiente educativo: uma discussão sobre a sua identidade organizacional. Revista Educationis. 8(1), 9-22. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.001.0002
Robbins, S. P. Yamamoto, S. M. (2017). Lidere & Inspire-A verdade sobre a gestão de pessoas. Saraiva Educação, SA.
Silva, M. F. (2010). Avaliação de Competências de Liderança nos Líderes Intermédios: Desempenho/Eficácia Organizacional. [Dissertação de Mestrado] Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Escola Superior de Teconologia e Gestão de Leiria. Tese_13_4_2010.pdf (uc.pt)
Trigo, J. R., & Costa, J. A. (2008). Liderança nas organizações educativas: a direcção por valores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 16(61), 561-581. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362008000400005
Sergiovanni, T. J. (2004). Novos caminhos para a liderança escolar. Edições Asa.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.