PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES IMOBILIÁRIOS ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE MINIMIZAÇÃO DE ESCALADA DE CONFLITO EM SITUAÇÕES NEGOCIAIS COMPLEXAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5447Palavras-chave:
Imobiliário, Conflitos, NegociaçãoResumo
O exercício de funções na área comercial suscita que se seja detentor de competências, que potenciem a capacidade negocial, que é inerente à atividade. A condução de uma negociação pode ser complexa, é multidimensional e requer conhecimentos específicos, até à fase de conclusão e construção de acordos. Durante a negociação podem surgir conflitos, alguns evitáveis, outros não e torna-se necessário saber conduzi-los da melhor forma, para que não se desenvolvam até atingirem uma fase de litígio processual. No âmbito desta temática, conduziu-se uma investigação, com recurso a 60 participantes, ligados à área comercial, que responderam a um inquérito por questionário elaborado para verificar a atitude em situações de conflito e concluiu-se que os inquiridos optam maioritariamente por estratégias de partilha e não consideram o recurso a estratégias de evitamento ou de acomodação.
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