PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES IMOBILIÁRIOS ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE MINIMIZAÇÃO DE ESCALADA DE CONFLITO EM SITUAÇÕES NEGOCIAIS COMPLEXAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5447

Palavras-chave:

Imobiliário, Conflitos, Negociação

Resumo

O exercício de funções na área comercial suscita que se seja detentor de competências, que potenciem a capacidade negocial, que é inerente à atividade. A condução de uma negociação pode ser complexa, é multidimensional e requer conhecimentos específicos, até à fase de conclusão e construção de acordos. Durante a negociação podem surgir conflitos, alguns evitáveis, outros não e torna-se necessário saber conduzi-los da melhor forma, para que não se desenvolvam até atingirem uma fase de litígio processual. No âmbito desta temática, conduziu-se uma investigação, com recurso a 60 participantes, ligados à área comercial, que responderam a um inquérito por questionário elaborado para verificar a atitude em situações de conflito e concluiu-se que os inquiridos optam maioritariamente por estratégias de partilha e não consideram o recurso a estratégias de evitamento ou de acomodação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nina Pitra

Estudante da Licenciatura em Gestão Imobiliária na Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Lisboa.

Tomás Almeida

Estudante da Licenciatura em Gestão Imobiliária na Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Lisboa.

Mário Durão

Doutor em Educação, na especialidade de Psicologia da Educação. Professor na Escola Superior de Actividades Imobiliárias (Lisboa, Portugal). CICCOI - Centro de Investigação Científica da Construção e do Imobiliário.

Referências

ABATECOLA, G.; CAPUTO, A.; MARI, M.; POGGESI, S. Real estate management: past, present, and future research directions. International Journal of Globalisation and Small Business, v. 5, n. 1-2, p. 98-113, 2013. DOI: https://doi.org/10.1504/IJGSB.2013.050485

ADAIR, W. L.; BRETT, J. M. Culture and negotiation processes. Cap. 7. In: GELFAND, M. J.; BRETT, J. M. (Eds.). The handbook of negotiation and culture. [S. l.: s. n.], 2004. p. 158-176.

ALMEIDA, F.; SOBRAL, F. Emoções, inteligência e negociação: um estudo empírico sobre a percepção dos gerentes portugueses. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, p. 9-30, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000400002

ASSIS, A. F.; STRAUB, A. Gestão de conflitos: a oportunidade de aprendizagem através da exploração de divergências. Revista da FAE, v. 19, n. 2, p. 220-231, 2016.

BARROS, M. Competências Estratégicas de Negociação em Gestão Comercial: Estudo Sobre a Relevância da Eficácia Negocial e a Assertividade. 2007. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, 2007.

BAUMEISTER, R. F.; CAMPBELL, J. D.; KRUEGER, J. I.; VOHS, K. D. Does high self-esteem cause better performance, interpersonal success, happiness, or healthier lifestyles? Psychological science in the public interest, v. 4, n. 1, p. 1-44, 2003. DOI: https://doi.org/10.1111/1529-1006.01431

BEERSMA, B.; DE DREU, C. K. Integrative and distributive negotiation in small groups: Effects of task structure, decision rule, and social motive. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 87, n. 2, p. 227-252, 2002. DOI: https://doi.org/10.1006/obhd.2001.2964

BERCOVITCH, J. Social conflicts and third parties: Strategies of conflict resolution. [S. l.]: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429306259

BEUDENBENDER, M.; GOLUBCHIKOV, O. The geopolitics of real estate: assembling soft power via property markets. International Journal of Housing Policy, v. 17, n. 1, p. 75–96, 2016. doi:10.1080/14616718.2016.1248646 DOI: https://doi.org/10.1080/14616718.2016.1248646

BILHIM, J. Gestão estratégica de recursos humanos. Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2004.

BILHIM, J. Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas. 2. ed. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Artes Gráficas, 1996.

BLACK, J. Constructing and contesting legitimacy and accountability in polycentric regulatory regimes. Regulation & governance, v. 2, n. 2, p. 137-164, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1748-5991.2008.00034.x

BOWLES, H. R. E.; KRAY, L. J. Negotiation is a man’s game: Ultimate truth or enduring myth? Gender and Work: Challenging conventional wisdom. Harvard: Harvard Business School Press, 2013.

BRADLEY, B. H.; KLOTZ, A. C.; POSTLETHWAITE, B. E.; BROWN, K. G. Ready to rumble: How team personality composition and task conflict interact to improve performance. Journal of Applied Psychology, v. 98, n. 2, p. 385, 2013. DOI: https://doi.org/10.1037/a0029845

CANN, C. W. Eight steps to building a business‐to‐business relationship. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 13, n. 4/5, p. 393-405, 1998. https://doi.org/10.1108/08858629810226690 DOI: https://doi.org/10.1108/08858629810226690

CARNEIRO, H. M. Comunicação Interna e Gestão de Conflitos: um estudo na Área Comercial. 2022. Dissertação (Mestrado) - Universidade da Maia, Maia,Portugal, 2022.

CARSON, T. L. Self–interest and business ethics: Some lessons of the recent corporate scandals. Journal of Business Ethics, v. 43, p. 389-394, 2003. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1023013128621

CARVALHO, J. C. Negociação. Lisboa: Edições Sílabo, 2020.

CASTRO, S. M. Comunicação Organizacional. In: Projeto de investigação aplicado em Marketing e Comunicação. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, 2020.

CHERIF, E.; GRANT, D. Analysis of e-business models in real estate. Electronic Commerce Research, v. 14, p. 25-50, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s10660-013-9126-z

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos na organização. São Paulo: Atlas, 2004.

COLLEY, L.; SCOTT, L. Is Functional Contextualism the Appropriate Methodology for Examining the Management of Conflict of Interest in the Real Estate Valuation Process in the Irish Property Profession? In: Proceedings of Arcom Doctoral Workshop Research Methodology 09th March 2018 Technological University of Dublin, 2018. doi:10.21427/vvq9-4a17

CORDEIRO, J.; CUNHA, P. Gestão de conflitos, comportamentos de comprometimento e de cidadania organizacional em contexto educativo: contributos para a formulação de um modelo conceitual. European journal of applied business management, v. 4, n. 3, p. 46-66, 2018.

COUTINHO DE ABREU, J. Direito Comercial. Coimbra: Almedina, 2022. Vol. I.

CRUZ, M. T.; MORAES, I. M. Empreendedorismo e resiliência: mapeamento das competências técnicas e comportamentais exigidas na atualidade. Pensamento & Realidade, v. 28, n. 2, p. 59-76, 2013.

CUNHA, P. Conflito e Negociação. São Paulo: Editoras Asa, 2008.

CUNHA, P.; LEITÃO, S. Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2016.

DEUTSCH, M. Cooperation and Competition. In: COLEMAN, P. (eds) Conflict, Interdependence, and Justice. New York, NY: Springer, 2011. (Peace Psychology Book Series, Vol 11.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-9994-8_2

DIAS, C. S. A influência do acompanhamento processual no ambiente organizacional de uma empresa do setor imobiliário: o caso da MIA imobiliária. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Económico Empresariais) - Universidade dos Açores, Ponta Delgada, Portugal, 2022.. http://hdl.handle.net/10400.3/6546.

FACHADA, M. O. Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo, 2018.

FERRO-SOTO, C.; PADIN, C.; ROBERTS-LOMBARD, M.; SVENSSON, G.; HØGEVOLD, N. The role of conflict and opportunism on the duality of satisfaction in B2B sales relationships. European Business Review, 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/EBR-06-2023-0189

FIRMINO, F. Análise da gestão de negociações. 2012. Monografia (Especialista em MBA Gestão Empresarial) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2012. http://repositorio.unesc.net/handle/1/1240

FISHER, R. J. Intergroup conflict. In: DEUTSCH, M.; COLEMAN, P. T. (Eds.). The handbook of conflict resolutio. San-Francisco, CA: Jossey-Bass Publishers, 2000. p. 166–185.

FISHER, R.; URY, W. L.; PATTON, B. Getting to yes: Negotiating agreement without giving in. [S. l.]: Penguin, 2011.

FORD, D.; GADDE, L. E.; HAKANSSON, H.; SNEHOTA, I. Managing business relationships. [S. l.]: John Wiley & Sons, 2011.

FORTE, M. Angariar para Vender: tudo sobre a mediação imobiliária, um negócio de pessoas para pessoas. 9. ed. [S. l.]: Sabedoria Alternativa, 2021.

GROSS, M.; ŹRÓBEK, R.; ŠPIRKOVÁ, D. Public real estate management system in the procedural approach–a case study of Poland and Slovakia. Real Estate Management and Valuation, v. 22, n. 3, p. 63-72, 2014. DOI: https://doi.org/10.2478/remav-2014-0028

GUARINI, M. R.; BATTISTI, F.; CHIOVITTI, A. A methodology for the selection of multi-criteria decision analysis methods in real estate and land management processes. Sustai nability, v. 10, n. 2, p. 507, 2018. https://doi.org/10.3390/su10020507 DOI: https://doi.org/10.3390/su10020507

HEUKELON, F. Behavioral Economics: a history. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139600224

HILL, M.; HILL, A. A construção de um questionário. [S. l.]: Centro de estudos em Sociologia Económica, 1998.

HOFSTEDE, G. Culture's consequences - Comparing values, behaviours, institutions, and organizations across nations. 2 ed. [S. l.]: Sage Publications, 2001.

HOLLENBECK, G. P.; HALL, D. T. Self-confidence and leader performance. Organizational dynamics, v. 33, n. 3, p. 254-269, 2004. ISSN 0090-2616/ doi:10.1016/j.orgdyn.2004.06.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2004.06.003

HOPKINS, M.; YONKER, R. Managing conflict with emotional intelligence: abilities that make a difference". Journal of Management Development, v. 34, n. 2, p. 226-244, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/JMD-04-2013-0051

JUDGE, T. A.; ILIES, R. Relationship of personality to performance motivation: a meta-analytic review. Journal of applied psychology, v. 87, n. 4, p. 797-807, 2002. DOI: https://doi.org/10.1037//0021-9010.87.4.797

JUDGE, T. A.; JACKSON, C. L.; SHAW, J. C.; SCOTT, B. A.; RICH, B. L. Self-efficacy and work-related performance: the integral role of individual differences. Journal of Applied Psychology, v. 92, n. 1, p. 107-127, 2007. DOI: https://doi.org/10.1037/0021-9010.92.1.107

KOHLHOFFER-MIZSER, C. Leader is the person who deals with conflict. Global answers in conflict management. SHS Web of Conferences, v. 74, 2020. DOI: https://doi.org/10.1051/shsconf/20207406011

LANZOLLA, G.; MARKIDES, C. A business model view of strategy. Journal of Management Studies, v. 58, n. 2, p. 540-553, 2021. https://doi.org/10.1111/joms.12580 DOI: https://doi.org/10.1111/joms.12580

LEE, C. C.; LIN, Y. H.; HUANG, H. C.; HUANG, W. W.; TENG, H. H. The effects of task interdependence, team cooperation, and team conflict on job performance. Social Behavior and Personality: an international journal, v. 43, n. 4, p. 529-536, 2015. DOI: https://doi.org/10.2224/sbp.2015.43.4.529

LENT, R. W.; BROWN, S. D. Social cognitive model of career self-management: toward a unifying view of adaptive career behavior across the life span. Journal of counseling psychology, v. 60, n. 4, p. 557-568, 2013. https://doi.org/10.1037/a0033446 DOI: https://doi.org/10.1037/a0033446

LEWICKI, R. J. et al. Negotiation. New York: McGraw-Hill, 2020.

LIU, W.; CHEN, J.; ZHAO, R.; CHENG, T. A refined line-line spatial relationship model for spatial conflict detection. In: International Conference on Conceptual Modeling. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2005. p. 239-248. https://doi.org/10.1007/11568346_26 DOI: https://doi.org/10.1007/11568346_26

LUZ, D. R.; PUPO NOGUEIRA, E.; LARA, F. T. Teoria dos Jogos e Resolução de Conflitos (Game Theory and Conflict Resolution). [S. l.: s. n.], 2022. Available at: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4026802 DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.4026802

MAQUIAVEL, N. O Princípe. Lisboa: Editorial Presença, 2008.

MONTEIRO, A. Eficácia negocial e características pessoais dos negociadores. 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, A Coruña, 2010.

MOREIRA, J. M.; REGO, A.; GONÇALVES, H. Um estudo sobre a responsabilidade Social das empresas portuguesas. Algumas comparações com Espanha. Papeles de Ética, Economía y Dirección, v. 8, p. 1-22, 2003.

MOYE, N. A.; LANGFRED, C. W. Information sharing and group conflict: Going beyond decision making to understand the effects of information sharing on group performance. International Journal of Conflict Management, v. 15, n. 4, p. 381-410, 2004. DOI: https://doi.org/10.1108/eb022919

NEVES, J.; GARRIDO, M.; SIMÕES, E. Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. 3. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2015.

OLEKALNS, M.; BRETT, J. M.; WEINGART, L. R. Phases, transitions and interruptions: Modeling processes in multi‐party negotiations. International Journal of Conflict Management, v. 14, n. 3/4, p. 191-211, 2003. DOI: https://doi.org/10.1108/eb022898

OLEKALNS, M.; SMITH, P. L Mutually dependent: Power, trust, affect and the use of deception in negotiation. Journal of Business Ethics, v. 85, p. 347-365, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-008-9774-4

OLIVEIRA, E. V.; DE SOUZA, J. A excelência no atendimento como estratégia de fidelização do cliente. Revista Alomorfia, v. 6, n. 3, p. 492-496, 2022.

PUTNAM, L. Productive conflict: Negociation as implicit coordination. In: DE DREU, C. K. W.; VAN DE VLIERT, E. (Eds.). Using conflict in organizations. London: Sage Publications, 1997. p. 147-160. DOI: https://doi.org/10.4135/9781446217016.n11

RAHIM, M. Toward a theory of managing organizational conflict. International journal of conflict management, v. 13, n. 3, p. 206-235, 2002. DOI: https://doi.org/10.1108/eb022874

RAHIM, M.; PSENICKA, C.; POLYCHRONIOU, P.; ZHAO, J. H.; YU, C. S.; ANITA CHAN, K.; VAN WYK, R. A model of emotional intelligence and conflict management strategies: A study in seven countries. The International journal of organizational analysis, v. 10, n. 4, p. 302-326, 2002. DOI: https://doi.org/10.1108/eb028955

ROGERS, D.; KOH, S. Y. The globalisation of real estate: The politics and practice of foreign real estate investment. International journal of housing policy, v. 17, n. 1, p. 1-14, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/19491247.2016.1270618

SANTOS, G. A. Uma Reflexão Sobre a Gestão de Conflitos nas Empresas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais) - Universidade Fernando Pessoa, 2019.

SANTOS, R.; LESZCZYNSKI, P. A preparação como foco da negociação estratégica. Anuário da Produção Acadêmica Docente, v. 2, n. 3, p. 85-98, 2009.

SCHWEINSBERG, M.; THAU, S.; PILLUTLA, M. M. Negotiation impasses: Types, causes, and resolutions. Journal of Management, v. 48, n. 1, p. 49-76, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/01492063211021657

SILVA, N. I. A.; PUENTE-PALACIOS, K. Desenvolvimento e validação da Escala de Conflitos Intragrupos-ECIG. Psico-USF, v. 15, p. 205-213, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712010000200008

SINACEUR, M.; TIEDENS, L. Z. Get mad and get more than even: When and why anger expression is effective in negotiations. Journal of Experimental Social Psychology, v. 42, n. 3, p. 314-322, 2006. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2005.05.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jesp.2005.05.002

SMOLINSKI, R.; XIONG, Y. In search of master negotiators: A negotiation competency model. Negotiation Journal, v. 36, n. 3, p. 365-388, 2020. https://doi.org/10.1111/nejo.12332 DOI: https://doi.org/10.1111/nejo.12332

SUN TZU. A arte da guerra. Lisboa: Edições Sílabo, s/d.

TEHRANI, H. D.; YAMINI, S. Personality traits and conflict resolution styles: A meta-analysis. Personality and Individual Differences, v. 157, p. 109794, 2020. https://doi.org/10.1016/j.paid.2019.109794. DOI: https://doi.org/10.1016/j.paid.2019.109794

THOMPSON, L. L. The mind and heart of the negotiator. [S. l.]: Pearson, 2015.

TRAVASSO, N. Uma Questão de Processo: reequacionar o papel da iniciativa privada na urbanização. In: Actas da 1ª Conferência de Planeamento Regional e Urbano & 11º Workshop da APDR: Território, Mercado Imobiliário e a Habitação, 11 novembro 2012.

VALE, F. C.; MÓNICO, L.; CARVALHO, C.; JESUÍNO, J. C.; PARREIRA, P. O impacto da cultura organizacional nos estilos de gestão de conflito Cap.7) In: MÓNICO, L.; CARVALHO, C.; DIAS, D.; PARREIRA, P. (org.). Capital psicológico, estratégia e gestão na diversidade das organizações. Coimbra: Edição Universidade de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra ISCP, 2019. ISBN 978-989-99775-4-9.

VAN DE VEN, A. H.; RING, P. S. Relying on trust in cooperative inter-organizational relationships. Handbook of trust research, 2006. 10.4337/9781847202819.00015. DOI: https://doi.org/10.4337/9781847202819.00015

VASCONCELOS, C. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. Rio de Janeiro: Método, 2008.

VILLARÁN, A. The Ethics of Conflicts of Interest in Business: An Introduction. [S. l.]: Rowman & Littlefield, 2021.

Publicado

11/07/2024

Como Citar

Pitra, N., Almeida, T., & Durão, M. (2024). PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES IMOBILIÁRIOS ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE MINIMIZAÇÃO DE ESCALADA DE CONFLITO EM SITUAÇÕES NEGOCIAIS COMPLEXAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e515447. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5447

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL

Categorias