PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE NA PRÁTICA CLÍNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.546

Palavras-chave:

Espiritualidade, Psicoterapia, Psicologia Transpessoal

Resumo

O presente estudo debruça-se sobre a espiritualidade e sua inserção no universo da prática clínica psicoterápica, refletindo este aspecto a partir da perspectiva do mesmo enquanto constituinte do ser humano, sendo este biopsicossocial e espiritual. Tal conhecimento ancorado na valorização dos sistemas de crenças dos clientes colaboram com a aderência e desdobramentos do indivíduo no processo psicoterapêutico. A Psicologia Transpessoal revelou-se como importante marco teórico neste contexto da relação entre espiritualidade e saúde mental. Objetiva-se nesta pesquisa, compreender a relação entre psicologia e espiritualidade na prática psicoterápica, com base nos postulados teóricos e filosóficos e estudos realizados neste âmbito, demonstrando a relevância do tema para investigações no Brasil e auxiliando na construção de um modelo clínico de atuação que vise o cuidado à integralidade da pessoa. O caminho metodológico consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter integrativo como forma de orientar a sistematização os resultados da pesquisa bibliográfica. Diante disto, foi observado o necessário reconhecimento da espiritualidade como componente essencial pra a compreensão integral da saúde, esclarecendo os conceitos de religiosidade e espiritualidade junto a profissionais da saúde, inclusive no âmbito psicológico. Destaca-se a importância de incluir a espiritualidade como recurso de saúde na formação dos novos profissionais psicólogos; assim como treinamento específico para os psicólogos que já atuam na área clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giliane Cordeiro Gomes, UFPE

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Psicóloga. Bacharela pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente do curso de Psicologia da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA.

Adjailson dos Santos Araujo, AESA

Padre Católico. Graduando do curso de Psicologia na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA.

Downloads

Publicado

14/08/2021

Como Citar

Cordeiro Gomes, G., & Santos Araujo, A. dos . (2021). PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE NA PRÁTICA CLÍNICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27546. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.546