INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS FISIOTERAPEUTAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5479

Palavras-chave:

Questionário, Fisioterapia, Autismo, Transtornos das habilidades motoras

Resumo

Objetivo: Identificar os instrumentos (testes, questionários e escalas) aplicados pelos fisioterapeutas para avaliação no TEA. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, foi iniciada uma busca por materiais, com publicações entre os anos de 2019 e 2023, disponíveis nas bases de dados eletrônicos: PubMed, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Evidência em Fisioterapia (PEDro) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Para seleção dos materiais foram utilizados critérios de inclusão como: artigos que se encaixassem no tema, nos idiomas português, inglês e espanhol e que apresentassem relevância para conhecimento deste artigo, sendo excluídos artigos de revisão, monografias e trabalho de conclusão de curso. Foram usadas as seguintes palavras-chaves: Questionário, Fisioterapia, Autismo, Transtornos das habilidades motoras. Resultados: Foram encontrados 4 instrumentos de avaliação, sendo que não são específicos da fisioterapia, mas são usados pelos fisioterapeutas, tendo como principal uso a avaliação do desenvolvimento motor e identificação de sinais de autismo em crianças não diagnosticadas. Dos 6 artigos analisados foram encontrados 3 instrumentos que se destacaram: KTK, CARS e EDM. Conclusão: O estudo examinou escalas de avaliação para TEA, destacando a prevalência da CARS entre fisioterapeutas devido à sua acessibilidade e precisão. A identificação precoce do autismo permite intervenções adequadas, embora sejam necessárias mais pesquisas sobre escalas dentro da fisioterapia no tratamento multidisciplinar do TEA.

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Biografia do Autor

  • Andressa Barros Silva Faria

    Aluna da Graduação em Fisioterapia da Universidade Paulista – UNIP.

     

  • Xisto Sena Passos

    Professor Doutor em Medicina Tropical, Professor Titular do Curso de Fisioterapia da Universidade Paulista – UNIP.

  • Fabiana Castro Ramos

    Professora Mestre em Atenção à Saúde Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

  • Fernanda Dorneles de Morais

    Mestre em Fisioterapia Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

  • Gilberlândio Roseno Oliveira

    Graduando em Medicina, FCM – Argentina.

  • Cristina de Sousa Dias

    Professora Mestre em Atenção à Saúde Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

  • Epaminondas Rodrigues da Cruz Junior

    Mestre em Ensino da Ciências Professor Adjunto do Curso de Fisioterapia da UNIP, Professor Mestre em Atenção à Saúde Professor Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

  • Stella Jorge de Oliveira

    Mestre em Fisioterapia Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

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Publicado

22/07/2024

Como Citar

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS FISIOTERAPEUTAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO INTEGRATIVA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575479. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5479