LUDICIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5540

Palavras-chave:

Ludicidade. Metodologia. Inovadora. Habilidades linguísticas. Língua Estrangeira.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo verificar a eficácia das atividades lúdicas no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas em Língua Inglesa - ler, escrever, falar e ouvir - e o engajamento dos estudantes mediante a aplicação de práticas metodológicas inovadoras que proporcionam um ambiente de aprendizado dinâmico e prazeroso e uma aprendizagem mais significativa em alunos do 7º ano de uma escola pública. Ao utilizar jogos, músicas e atividades interativas percebeu-se que houve participação da maioria dos estudantes, isso porque, as práticas que foram realizadas se afastaram do cotidiano escolar. As práticas pedagógicas foram realizadas em três aulas, em cada uma delas a metodologia de ensino e aprendizagem foi se modificando, assim, incentivou-se a participação ativa dos estudantes que, de forma colaborativa construíram uma aprendizagem mais eficaz. No primeiro capítulo discorre-se sobre a influência do lúdico no ensino e na aprendizagem da Língua Inglesa, no segundo, discute-se sobre o lúdico como fator de inferência na aprendizagem da língua estrangeira, e no terceiro, aborda-se a integração das quatro habilidades linguísticas através de atividades lúdicas. As atividades gamificadas, quando planejadas adequadamente, tornam-se instrumentos pedagógicos riquíssimos, que, além de despertar maior interesse dos estudantes, contribuem com o desenvolvimento das habilidades interacionais e com o trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Teresinha Reinehr Stoffel

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

Aline Leonardo da Silva

Mestranda em Organização e gerenciamento de centros educacionais (UNEA).  Especialização em: Neurociência da educação (UNINOVE), Educação infantil (UNINOVE), Docência do ensino superior (FACESPI) Educação especial - Deficiência intelectual (FAPSS), Alfabetização e letramento (FACESPI). Graduação em pedagogia. Professora de educação básica -Anos iniciais e Educação especial.

Arlindo Gomes de Paula

Mestrando  em educação pela Universidad Europea del Atlântico-Espanha. Especialista em educação especial, em Gestão pública  e escolar e em Neuropsicopedagogia. Graduado em pedagogia  e  em letras/Libras. Especialista em educação   na SEDUC-PA. Professor de metodologia científica  e orientação  do  trabalho acadêmico.

Bruna Piacentini Stüpp Valgas

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores - Universidad Europea del Atlántico  Espanha (UNEA). Especialização em Gestão escolar - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Especialização em Práticas Interdisciplinares: ênfase em Educação Física Escolar - Portal Faculdades. Licenciatura plena em Educação Física - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Luciana Aparecida da Costa Sanches

Mestranda em Educação - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Gestão Escolar e Educação Infantil. Licenciada em Pedagogia. Professora Efetiva na rede Municipal.

Milena Almeida Albino

Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia. Especialização em Ed. Infantil, Séries Iniciais com ênfase em Educação Especial. Especialização em gestão educacional. Orientadora educacional.

Ediléia da Costa Nunes

Mestranda em Educação com Especialização em Formação de Professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Didática e Metodologia de Ensino. Graduada em Pedagogia/Habilitação em Magistério do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Assistente Técnico Pedagógico e Professora dos Anos Iniciais da Educação Básica.

Eloisa Longo Durante Botega

Mestranda em Educação com Especialização em Tics - Universidad Europeia del Atlantico - Espanha (UNEA). Especialização em Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries Iniciais. Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional e Geografia. Assistente Técnico Pedagógico na secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Daniela Rocha Santos Dias

Mestranda em Educação - Universidad Europeia del Atlantico - Espanha (UNEA). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional  e em  Gestão de pessoas e Psicologia Organizacional. Graduada em Pedagogia e em Tecnologia em Processamento de Dados. Professora e Gestora na rede municipal de ensino de Campinas, SP.

Vivian Cristina Borges Hashitani

Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Pós Graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior, em Psicopedagogia e em educação especial e inclusiva. Palestrante.

Referências

ALCÂNTARA, L. R.; SILVA, M. D. C.; OLIVEIRA, M. C. V. P. de. Ensino de inglês com arte: uma experiência com visual thinking strategies. Salvador: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.

BRASIL ESCOLA. A importância do lúdico na educação infantil. Benefícios e importância do lúdico e como ele promove na educação infantil uma prática educacional de conhecimento de mundo, oralidade, regras e socialização. Brasil Escola, 2024. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-ludico-na-educacao-infantil.htm

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília, DF, SEB/MEC, 2018.

BRASIL. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

ELLIOT, J. Action research for educational change.4th printing. Buckingham: Open University Press, 1996.

ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. Curitiba: Editora da UFPR, 2000. p. 181-191. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.214

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

FINARDI, Kyria Rebeca; PINHEIRO, Lívia Melina; PORCINO, Maria Carolina. Políticas linguísticas e ensino de línguas minoritárias e majoritárias no Brasil: o caso do pomerano e do inglês como línguas estrangeiras. Rev. Entre Línguas, Araraquara, v. 5, n. 1, p. 121-141, jan./jun. 2019 DOI: https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12790

FLORIANI, D. Conhecimento, meio ambiente e globalização. Curitiba: Juruá, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LIMA, J. H. G. de. Ensino de inglês à luz do inglês como língua franca. In: RIBEIRO, F. (Org.). Práticas de ensino de inglês. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. Vol. 2.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

STOFFEL, H. T. R.; DE BRITO. J. G. R. D.; GONZATTI, L. D. Avaliação: nota ou construção de aprendizagem. In: SILVA, Américo Junior Nunes da; VIEIRA, André Ricardo Lucas (Org.). Educação: Políticas públicas, ensino e formação. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.831221907 DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.8312219076

Downloads

Publicado

26/07/2024

Como Citar

Reinehr Stoffel, H. T., Leonardo da Silva, A., Gomes de Paula, A., Piacentini Stüpp Valgas, B., da Costa Sanches, L. A., Almeida Albino, M., … Borges Hashitani, V. C. (2024). LUDICIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575540. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5540