LUDICIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5540Palavras-chave:
Ludicidade. Metodologia. Inovadora. Habilidades linguísticas. Língua Estrangeira.Resumo
Esse artigo tem por objetivo verificar a eficácia das atividades lúdicas no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas em Língua Inglesa - ler, escrever, falar e ouvir - e o engajamento dos estudantes mediante a aplicação de práticas metodológicas inovadoras que proporcionam um ambiente de aprendizado dinâmico e prazeroso e uma aprendizagem mais significativa em alunos do 7º ano de uma escola pública. Ao utilizar jogos, músicas e atividades interativas percebeu-se que houve participação da maioria dos estudantes, isso porque, as práticas que foram realizadas se afastaram do cotidiano escolar. As práticas pedagógicas foram realizadas em três aulas, em cada uma delas a metodologia de ensino e aprendizagem foi se modificando, assim, incentivou-se a participação ativa dos estudantes que, de forma colaborativa construíram uma aprendizagem mais eficaz. No primeiro capítulo discorre-se sobre a influência do lúdico no ensino e na aprendizagem da Língua Inglesa, no segundo, discute-se sobre o lúdico como fator de inferência na aprendizagem da língua estrangeira, e no terceiro, aborda-se a integração das quatro habilidades linguísticas através de atividades lúdicas. As atividades gamificadas, quando planejadas adequadamente, tornam-se instrumentos pedagógicos riquíssimos, que, além de despertar maior interesse dos estudantes, contribuem com o desenvolvimento das habilidades interacionais e com o trabalho colaborativo.
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