METODOLOGIAS E CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5584Palavras-chave:
Pesquisa científica, Metodologia, Estudo, ConhecimentoResumo
As pesquisas científicas desempenham um papel crucial na expansão do conhecimento em diversas áreas do saber. Para garantir a eficácia dessas pesquisas, é imprescindível a utilização de metodologias apropriadas, classificadas de acordo com seus objetivos e abordagens. É fundamental compreender as variadas metodologias, bem como suas justificativas e contribuições teóricas e práticas, dentro desse contexto. O objetivo do presente artigo é discutir as metodologias e classificações das pesquisas científicas, destacando os diferentes tipos de pesquisa existentes e suas características distintivas. Compreender as diferentes abordagens metodológicas e classificações de pesquisa é fundamental para os pesquisadores, pois isso permite a escolha da melhor estratégia para investigar um determinado problema científico. A metodologia adotada para a realização do presente artigo é a pesquisa bibliográfica, etapa fundamental em qualquer trabalho acadêmico ou científico. Ela consiste na busca, seleção e análise de fontes de informação relevantes para o tema em questão. As fontes utilizadas são livros, artigos, teses, dissertações, relatórios técnicos, entre outros. Conclui-se que as metodologias e classificações das pesquisas científicas desempenham um papel fundamental na qualidade e relevância dos estudos realizados. Ao adotar uma abordagem rigorosa e sistemática em seus trabalhos, os pesquisadores podem superar as limitações da pesquisa e contribuir de forma significativa para o avanço do conhecimento em suas áreas de atuação.
Downloads
Referências
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
DE BRUYNE, Paul; HERMAN, Jacques. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1977.
DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de pesquisa, p. 139-154, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100005
FLICK, Uwe; KARDORFF, Ernst von; STEINKE, Ines. Qualitative forschung. Ein Handbuch, v. 4, p. 32-42, 1995.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e de grupos. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 64-89.
Gil, A. C. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
GUERRA, A. de L. e R. Metodologia da pesquisa científica e acadêmica. Revista OWL (OWL Journal) - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO E EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–159, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240361. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/48. Acesso em: 28 jun. 2024.
GUERRA, A. de L. e R.; STROPARO, T. R.; COSTA, M. da; CASTRO JÚNIOR, F. P. de; LACERDA JÚNIOR, O. da S.; BRASIL, M. M.; CAMBA, M. Pesquisa qualitativa e seus fundamentos na investigação científica. Revista de Gestão e Secretariado, [S. l.], v. 15, n. 7, p. e4019, 2024. DOI: 10.7769/gesec.v15i7.4019. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/4019. Acesso em: 25 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v15i7.4019
GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues; MATOS, Diego de Vargas; DA COSTA, Michel; ROZENDO, Jefferson Florencio; DE MELO, Nedilson José Gomes. Procedimentos metodológicos de classificação das pesquisas científicas. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 303–311, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-018. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9980. Acesso em: 28 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-018
MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. IBILCE–UNESP, v. 17, p. 1-17, 2012.
MAYRING, Philipp. Introdução à pesquisa social qualitativa: uma introdução para pensar qualitativamente. [S. l.: s. n.], 2002.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Ciênc. saúde coletiva, v. 12, p. 261-97, 2010.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 1103-1112, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014194.18912013
ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. A Sala de Aula de Matemática: avaliação das práticas docentes. Boletim de Educação Matemática, v. 22, n. 33, p. 117-140, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.