JOGO EDUCATIVO PARA A PREVENÇÃO DA ALIENAÇÃO PARENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.563

Palavras-chave:

Informática em Enfermagem, Direitos da criança e do adolescente, Jogos de vídeo, Tecnologia educacional

Resumo

Objetivo: Relatar o desenvolvimento de uma tecnologia educativa para crianças e adolescentes no formato de game direcionado à alienação parental como intervenção de Enfermagem. Método: Estudo do tipo relato de experiência. Foi desenvolvido por discentes e docentes de uma Universidade Pública de Pernambuco, durante a experiência do ensino a distância, de março a abril de 2021. Respeitou as diretrizes da Resolução n° 466/2012. Para construção utilizou-se da proposta em etapas do design thiking, por meio do levantamento bibliográfico, desenvolvimento das etapas do design do game, elaboração do game propriamente dito e apresentação. Resultados: A produção do game “AlieNÃO” proporcionou aos acadêmicos uma ampliação de seus conhecimentos acerca das ferramentas tecnológicas, bem como a descoberta de instrumentos que podem ser utilizados para educação em saúde, visando enquadrar essa metodologia ao contexto da atualidade e atingir o máximo de usuários. Considerações finais: O jogo educativo desenvolvido é um método atual e inovador que pode ser utilizado como um recurso didático tecnológico acessível para uso em escolas e unidades de saúde para discussão sobre esse agravo.

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Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Beserra, Universidade de Pernambuco

    Doutora. Enfermeira Docente do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

  • Emilly Roberta Gonçalves da Silva, Universidade de Pernambuco

    Acadêmica do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

  • Gabriela Guimarães da Mota, Universidade de Pernambuco

    Acadêmica do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

  • Gabriela Wanderley da Silva, Universidade de Pernambuco

    Acadêmica do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE)

  • Gabrielle Valeriano de Albuquerque, Universidade de Pernambuco

    Acadêmica do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE)

  • João Vitor do Nascimento Olímpio, Universidade de Pernambuco

    Acadêmico do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE)

  • Fernanda Jorge Magalhães, Universidade de Pernambuco

    Doutora. Enfermeira Docente do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE)

  • Claudinalle Farias Queiroz de Souza, Universidade de Pernambuco

    Doutora. Enfermeira Docente do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE)

  • Walmir Soares da Silva Júnior, Universidade de Pernambuco

    Mestre. Analista de Sistemas Docente do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE)

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Publicado

15/08/2021

Como Citar

JOGO EDUCATIVO PARA A PREVENÇÃO DA ALIENAÇÃO PARENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27563. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.563