DA ANTIGUIDADE AOS DIAS ATUAIS: DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5630

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Inclusiva. Ensino. História.

Resumo

A finalidade deste estudo foi examinar a trajetória da Educação Especial e Inclusiva, para entender o processo histórico até alcançarmos a atualidade, compreendendo os progressos alcançados neste campo. Portanto, o problema central desta pesquisa é: Como ocorreu o desenvolvimento histórico da Educação Especial e Inclusiva e quais progressos a educação alcançou neste campo? Metodologicamente, o estudo em questão se define como uma revisão narrativa de literatura, com uma abordagem qualitativa e caráter básico. Utilizamos a plataforma de busca "Google Acadêmico" para localizar os artigos, utilizando os termos "História e Educação Especial" e "História e Educação Inclusiva" para orientar a pesquisa. Vários artigos foram localizados através das pesquisas realizadas. A pesquisa em questão não se apresenta como um estágio do saber, mas sim uma descrição bibliográfica do assunto história da Educação Especial e Inclusiva. A avaliação das informações foi feita através da leitura e compreensão dos textos lidos e analisados. Os achados mostram que durante a Idade Média, indivíduos com deficiências eram marginalizados na sociedade. Apenas na era Moderna, a ciência e a medicina começam a demonstrar interesse na pessoa com deficiência. Com o passar do tempo, diversas leis, decretos e documentos foram elaborados, bem como políticas voltadas para a proteção dos direitos das pessoas com deficiência. Atualmente, há um movimento de inclusão ocorrendo em nível mundial. Refere-se a um novo modo de enxergar o aluno com necessidades especiais.

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Biografia do Autor

Luzia Freitas Cordeiro

Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Tópicos em Genética Moderna pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialização Lato Sensu em Metodologias Ativas para Docentes da Educação Básica (Modalidade a Distância), pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Pedagogia pela UNOPAR -Modalidade a Distância, Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia institucional Clínica e Educação Especial (Modalidade a Distância) pelo Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI. Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus de Santo Ângelo - RS. Professora Efetiva no município de Aragarças no estado de Goiás, Professora de Ciências no Centro Municipal de Ensino Fundamental Professor Jose Nogueira de Moraes na Cidade de Aragarças - GO.

Mayara Rossi

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Mestra em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Mato Grasso (IFMT). Especialista em Psicopedagogia Escolar e em Gestão Escolar, ambas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professora da Educação Básica em cargo efetivo pelo governo do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). Pedagogo em caráter efetivo pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Elenice Ribeiro de Sousa

Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande. Pós-graduação Lato Senso em Metodologias Ativas pela Unifei - Itajuba e Psicopedagogia institucional Clínica e Educação Especial - FAVENI. Mestranda em Ensino Científico e Tecnológico pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Santo Ângelo, RS. Professora concursada na Prefeitura Municipal de Aragarças -GO- CMEF Prof. José Nogueira de Moraes. Coordenadora pedagógica.

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Publicado

19/10/2024

Como Citar

Cordeiro, L. F., Rossi, M., & Sousa, E. R. de. (2024). DA ANTIGUIDADE AOS DIAS ATUAIS: DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105630. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5630