AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5631Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem. Educação Especial. STEAM.Resumo
O propósito deste estudo foi examinar as contribuições da metodologia STEAM para a Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Utilizaram-se as plataformas de pesquisa "Scientific Eletronic Library Online (SciELO), "Portal de Periódicos da Capes" e "Google Acadêmico", utilizando os seguintes termos de pesquisa: "Educação Especial and STEAM", "Educação Especial and abordagem STEAM", "Educação Especial and metodologia STEAM" e "Educação Especial and metodologia STEAM". Apenas artigos científicos nacionais sobre o assunto foram incluídos nos critérios de inclusão, publicados entre 2017 e 2022. A elaboração deste artigo perdurou os meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. A análise dos resultados se deu por meio da Análise de Livre Interpretação. Os resultados indicam que a abordagem STEAM, juntamente com outros métodos ativos, pode oferecer diversas contribuições para o processo de ensino e aprendizado de alunos da Educação Especial, incluindo: colocar o aluno como o centro do conhecimento; empregar atividades práticas que atraem as crianças; empregar jogos e tecnologias que estimulam a participação dos alunos nas aulas; adotar uma perspectiva interdisciplinar que favorece o aprendizado dos alunos; se afastar da pedagogia convencional, entre outros aspectos.
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