UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE CYBERBULLYING NAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5650

Palavras-chave:

Bullying. Assédio. Agressão. Abordagens. Análise. Prevenção.

Resumo

Este estudo examina os efeitos do cyberbullying nos estudantes em âmbito escolar, tendo em vista os avanços tecnológicos e a desigualdade econômica. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) para investigar o cyberbullying nas escolas, respondendo a três questões de pesquisa (QPs): QP1 – Quais são os elementos do ambiente digital que contribuem para a perpetuação do cyberbullying entre pares? QP2 – Quais são as diferentes formas de comportamento agressivo online que afetam os alunos nas escolas? QP3 – Quais são os impactos do cyberbullying para a saúde mental dos alunos? A análise mostrou que as competências em TIC, o anonimato e a persistência de conteúdo online foram fatores que contribuíram para a existência do cyberbullying (QP1). Os tipos de agressão incluem vergonha, difamação, assédio e exibição de fotos privadas (QP2). As consequências para a saúde mental incluem depressão, ansiedade, abandono escolar e até pensamentos suicidas (QP3). Este estudo destaca a necessidade de intervenções educativas e parcerias entre escolas e famílias para prevenir e abordar estas questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Célia Gadelha

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Reudismam Rolim de Sousa

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Referências

ALMEIDA, A. C. Recomendações para a prevenção do cyberbullying em contexto escolar: uma revisão comentada dos dados da investigação. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 19, n. 1, p. 77–91 2014.

ALMUTAIRI, M. et al. The value of social media use in improving nursing students’ engagement: A systematic review. Nurse Education in Practice, v. 64, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103455

ANG, R. P. A review of characteristics, prevention and intervention strategies. Aggression and Violent Behavior, v. 15, n. 25, p. 35–42, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.avb.2015.07.011

ANG, R. P.; GOH, D. H. Cyberbullying among adolescents: The role of affective and cognitive empathy, and gender. Child Psychiatry and Human Development, v. 41, p. 387-397, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s10578-010-0176-3

AOYAMA, Ikuko; BARNARD-BRAK, Lucy; TALBERT, Tony L. Cyberbullying among high school students: Cluster analysis of sex and age differences and the level of parental monitoring. International Journal of Cyber Behavior, Psychology and Learning, v. 1, n. 1, p. 25-35, 2011. DOI: https://doi.org/10.4018/ijcbpl.2011010103

BALDRY, A. C.; FARRINGTON, D. P.; SORRENTINO, A. Am I at risk of cyberbullying? A narrative review and conceptual framework for research on risk of cyberbullying and cybervictimization: The risk and needs assessment approach. Aggression and Violent Behavior, v. 23, n. 1, p. 36–51, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.avb.2015.05.014

BANA, I. Bullying, homofobia e responsabilidade civil das escolas: uma análise sob a proteção dos direitos da personalidade. Birigui: Boreal, 2016.

BITTENCOURT, P. A. S.; ALBINO, J. P. O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, p. 205–214, 2017. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.9433

BOTTINO, S. M. B. et al. Cyberbullying and adolescent mental health: systematic review. Cad Saude Publica, v. 31, n. 3, p. 463–475, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00036114

BOZZA, T. C. L.; TOGNETTA, L. R. P. Cyberbullying: um estudo sobre a incidência do desrespeito no ciberespaço e suas relações com as representações que adolescentes têm de si. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 23, n. 24, p. 162-178, 2012. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1896

BOZZA, T. C. L.; VINHA, T. P. Um programa para a promoção da convivência saudável e prevenção da violência virtual: “A Convivência Ética On-line”. Revista @mbienteeducação, v. 16, p. 1–25, 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1262

BRASIL. Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Apelação Criminal nº. 0000665-79.2014.8.24.0002. Apelante: I. R. P. Apelado: Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Relator: Desembargador Luiz Neri Oliveira de Souza. Florianópolis, 25 de abril 2019.

BROWN, K.; JACKSON, M.; CASSIDY, W. Cyber-bullying: developing policy to direct responses that are equitable and effective in addressing this special form of bullying. Canadian Journal of Educational Administration and Policy, v. 57, n. 1, p. 1-35, 2006.

CAETANO, A. P. et al. Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 1, p. 199–212, jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603138125

CASSIDY, W.; FAUCHER, C.; JACKSON, M. Cyberbullying among youth: A comprehensive review of current international research and its implications and application to policy and practice. Sch Psychol Int, v. 34, n. 6, p. 575–612, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/0143034313479697

CORDEIRO, R. V. B. et al. Bullying e cyberbullying no ambiente escolar: o papel da escola e dos familiares. Revista Foco, v. 17, n. 3, p. 1–23, 2024. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n3-055

COSTA, Karen E. de S. B. et al. Cyberbullying: a influência para violência autoinfligida entre adolescentes e a importância da prevenção. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 2 Edição Especial, p. 1–3, 2024.

COUTINHO, K. et al. As representações sociais do bullying de acadêmicos do curso de Pedagogia. Revista CESUMAR, v. 22, n. 2, p. 265–293, 2017. DOI: https://doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n2p265-293

CROSS, D. et al. Understanding and preventing cyberbullying: Where have we been and where should we be going? In: LI, Q.; CROSS, D.; SMITH, P. K. (Eds.), Cyberbullying in the global playground: Research from international perspectives. Oxford, UK: Wiley-Blackwell, 2012. p. 287–305. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119954484.ch14

DANIEL, J. Educação e tecnologia num mundo globalizado. Brasília: UNESCO, 2003.

ERDUR-BAKER, Ö. Cyberbullying and its correlation to traditional bullying, gender and frequent and risky usage of internet-mediated communication tools. New Media & Society, v. 12, n. 1, p. 109–125, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444809341260

EVANGELISTA, de M. A.; LEPRE, M. Games e valores sociomorais: possibilidade de prevenção nas redes sociais. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 13, n. 32, p. 983–999, 2022. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1187

FANTE, Cleo. Fenômeno “bullying”: como prevenir aviolência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas: Verus, 2005.

FIGUEIREDO, P. R. Cyberbullying na Adolescência: Um Fenómeno Crescente do Mundo Virtual. PsiLogos, Portugal, v. 16, n. 1, p. 79-84, 2018.

FLÔRES, F. N. et al. Cyberbullying no contexto escolar: a percepção dos professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 26, n. 1, p. 1-8, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392022226330t

FOODY, M.; SAMARA, M.; CARLBRING, P. A review of cyberbullying and suggestions for online psychological therapy. Internet Interv, v. 2, n. 3, p. 235–42, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.invent.2015.05.002

FUJITA, J. S.; RUFFA, V. Cyberbullying: família, escola e tecnologia como stakeholders. Estudos Avançados, v. 33, n. 97, p. 401–412, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.022

HOCH, Patrícia Adriani. A série norte-americana 13 Reasons Why, a realidade brasileira e a violação de direitos fundamentais: precisamos falar sobre (cyber)bullying. Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias, v. 4, n. 2, p. 44–60, 2018. DOI: https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0049/2018.v4i2.4812

IBRAHIM, K. Cyberbullying Amongst Post-Secondary Students During the COVID-19 Pandemic. The Sociological Imagination: Undergraduate Journal, v. 7, n. 1, 2022.

JACKSON, M.; CASSIDY, W.; BROWN, K. N. you were born ugly and you die ugly too: Cyber-Bullying as Relational Aggression. Education: Special Issue on Technology and Social Media, 2009.

KARMAKAR, S.; DAS, S. Understanding the rise of Twitter-based cyberbullying due to COVID-19 through comprehensive statistical evaluation. In: Proceedings of the 54th Hawaii international conference on system sciences, Maui, 2021. DOI: https://doi.org/10.24251/HICSS.2021.309

LIMA, A. P. M. C. Cyberbullying: agressão virtual, consequências reais e desdobramentos jurídicos. In Lima, A. P. M. C. de. et al. (orgs.). Direito digital: debates contemporâneos. São Paulo: Revista dos Tribunais.

MALTA, D. C. Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde do Escolar, Brasil 2015 e 2019. Revista Latino Americana de Enfermagem, v. 30, n. spe, p. 1–13, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6278.3679

MARTÍNEZ, J. M. Á. Éxito escolar y ciberbullying. Boletín de Psicología, n. 98, p. 73-85, 2010.

MARTINHO, Vitor Manuel Carvalho. O papel das emoções na relação entre crenças morais e intenções comportamentais em situações de cyberbulling. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.

MATTOS, A. R.; KOMURO, L. S. F.; SHIMADA, M. F. P. H. Bullying, cyberbullying e suas manifestações no ambiente escolar: um desafio de todos. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, v. 5, n. 3, p. 01–16, 2023. DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4376

MENDES, J. et al. Importância dos enfermeiros na identificação do Cyberbullying: Revisão sistemática. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, v. 5, n. 1, p. 99–110, 2019. DOI: https://doi.org/10.31211/rpics.2019.5.1.105

OLIVEIRA, F. N. Bullying e o cyberbullying na escola. Revista de Ciências Humanas, v. 19, n. 3, p. 83–91, 2018. DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.03.83-91

OLIVEIRA, J. C. C.; LOURENÇO, L. M.; SENRA, L. X. A produção científica sobre o cyberbullying: uma revisão bibliométrica. Psicologia em Pesquisa, v. 9, n. 1, p. 31–39, 2015. DOI: https://doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010005

PARK, S.; NA, E.-Y.; E., K. The relationship between online activities, netiquette and cyberbullying. Child Youth Serv Rev, v. 42, n. 1, p. 74–81, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2014.04.002

RAMOS, É. D. C.; CARVALHO, W. L.; SILVA, E. D. C. Bullying e o cyberbullying no contexto escolar: reflexões sobre este tipo de violência. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 2945–2962, 2023. DOI: https://doi.org/10.56083/RCV3N4-013

RONDINA, J. M.; MOURA, J. L.; CARVALHO, M. D. Cyberbullying: o complexo bullying da era digital. Revista Saúde Digital e Tecnologia Educacional, v. 1, n. 1, p. 20-41, 2016.

SAFERNET BRASIL. Crimes de ódio têm crescimento de até 650% no primeiro semestre de 2022. [S. l.]: Safernet, 2022. Disponível em: https://new.safernet.org.br/content/crimes-de-odio-tem-crescimento-de-ate-650-no-primeiro-semestre-de-2022. Acesso em: 18 ago. 2024.

ŞAHIN, M. The relationship between the cyberbullying/cybervictmization and loneliness among adolescents. Child Youth Serv Rev, v. 34, n. 4, p. 834–837, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2012.01.010

SALES, J. I. S.; OLIVEIRA, S. M. C.; JÚNIOR, V. C. O. Cyberbullying entre jovens e adolescentes no ambiente escolar. Orientador: Prof. Vicente Celeste de Oliveira Júnior. 2022. 21f. TCC (Bacharel em Direito) - Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte, Maceió, 2022.

SANTANA, Edésio T. Bullying e cyberbullying: agressões dentro e fora das escolas: teoria e prática que educadores e pais devem conhecer. São Paulo: Paulus, 2013.

SHARIFF, S. Ciberbullying: questões e soluções para a escola, a sala de aula e a família. Porto Alegre: ArtMed, 2011.

SILVA, B. V. V. et al. Cyberbullying e seus reflexos na saúde mental e social de jovens adolescentes. Revista Contemporânea, v. 3, n. 11, p. 23763–23783, 2023. DOI: https://doi.org/10.56083/RCV3N11-185

SILVA, D. P. A educação como ferramenta na prevenção e combate ao cyberbullying. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v. 7, n. 2, p. [113-129], jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i2.3200

SILVA, G. R. R. et al. A influência da violência familiar e entre pares na prática do bullying por adolescentes escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 3, p. 4933–4943, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.20632019

SILVESTRE, L. B. O cyberbullying a partir do contexto escolar: como se dá a relação corpo-mídia-violência?. 2019. Dissertação (mestrado em educação física) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SLONJE, R.; SMITH, P. K.; FRISÉN, A. The nature of cyberbullying, and strategies for prevention. Comput Human Behav, v. 29, n. 1, p. 26–32, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2012.05.024

SOUZA, S. B.; SIMÃO, A. M. V; CAETANO, A. P. Cyberbullying: percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento. Psicol Reflexão e Crítica, v. 27, n. 3, p. 582–90, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-7153.201427320

STUDZINSKI, L., G. et al. Práticas educativas em saúde na prevenção contra o bullying e o cyberbullying no contexto escolar. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 9, p. 1–10, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4084

SVOBODA, E. Virtual Assault. Scientific American Mind, v. 25, n. 6, p. 46–53, 2014. DOI: https://doi.org/10.1038/scientificamericanmind1114-46

TEIXEIRA, G. Manual antibullying: para alunos, pais e professores. Rio de Janeiro: Bestseller, 2011.

TIPPETT, N.; KWAK, K. Cyberbullying in the Global Playground. In: LI, Q.; CROSS, D.; SMITH, P. K. (Eds.). Cyberbullying in the Global Playground: Research from International Perspectives. Oxford, UK: Wiley-Blackwell, 2012. p. 202–219. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119954484.ch10

TOGNETTA, L. R. P. et al. Bullying e cyberbullying: quando os valores morais nos faltam e a convivência se estremece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 3, p. 1–20, 2017. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10036

TRISTÃO, L. A. et al. Bullying y cyberbullying: intervenciones realizadas en el contexto escolar. Revista de Psicología, v. 40, n. 2, p. 1047–1073, 4 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.18800/psico.202202.015

UNICEF. FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. U-Report. [S. l.]: Unicef, 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/innovation/media/4171/file. Acesso em: 18 ago. 2024.

UTEMISSOVA, G. U.; DANNA, S.; NIKOLAEVNA, V. N. Cyberbullying during the COVID-19 pandemic. Global Journal of Guidance and Counseling in Schools: Current Perspectives, v. 11, n. 2, p. 77-87, 2021. DOI: https://doi.org/10.18844/gjgc.v11i2.5471

VIANA, F. R. Bullying escolar: uma visão geral do cyberbullying no cotidiano escolar no pós-pandemia. Educere – Revista da Educação, v. 22, n. 1, p. 253–266, 2022. DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8908

WANZINACK, C. Bullyinge cyberbullying: faces silenciosas da violência. In: SIERRA, J. C.; SIGNORELLI, M. C. Diversidade e Educação: intersecções entre corpo, gênero e sexualidade, raça e etnia. Matinhos: UFPR Litoral, 2014. p. 67-82.

WANZINACK, Clóvis; REIS, Clóvis. Cyberbullying e globalização da tecnologia: um estudo territorial no litoral do Paraná. Divers@! Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 8, n. 1, p. 51-57, 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v8i1.43877

WEISZ, I. C. Bullying e cyberbullying: atualizações científicas sobre um tema que não pode ser ignorado pelos professores. Revista Educação Pública, v. 21, n. 29, p. 1–4, 2021.

WENDT, G. W.; LISBOA, C. S. DE M. Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying. Psicologia Clínica, v. 25, n. 1, p. 73–87, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-56652013000100005

YAEGASHI, J. G. et al. A responsabilidade civil decorrente da prática do bullying e do cyberbullying no ambiente escolar. Questões Constitucionais. Revista Mexicana de Direito Constitucional, v. 1, n. 47, p. 397–422, 2022a. DOI: https://doi.org/10.22201/iij.24484881e.2022.47.17534

YAEGASHI, J. G. et al. O cyberbullying e seus impactos na adolescência: uma revisão integrativa. Notandum, v. 25, n. 58, p. 141-159, 2022b. DOI: https://doi.org/10.4025/notandum.vi58.57406

Downloads

Publicado

07/09/2024

Como Citar

Gadelha, V. C., & Rolim de Sousa, R. (2024). UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE CYBERBULLYING NAS ESCOLAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595650. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5650