NOVO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: GESTÃO DA DIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Davi Oliveira da Cruz
  • Emanuel Fagundes Bezerra da Silva
  • Nathalia Maria de Amorim

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5677

Palavras-chave:

novo ensino médio, educação inclusiva, gestão de diversidade, desafios educacionais

Resumo

A gestão da diversidade nas escolas é essencial para promover um ambiente inclusivo e livre de preconceitos, especialmente no contexto do Novo Ensino Médio. Esse modelo educacional exige que professores e gestores enfrentem desafios relacionados à implementação de práticas pedagógicas e administrativas que atendam às necessidades de todos os alunos. A principal meta é criar um ambiente educativo que valorize e respeite a diversidade, garantindo que cada estudante se sinta acolhido e livre de discriminação. Este artigo busca responder a questões cruciais: como a gestão da diversidade deve ser conduzida no ambiente educacional contemporâneo? Quais são os desafios impostos pela diversidade e pelas novas tecnologias em uma sociedade em constante mudança? E qual é o papel da gestão escolar nesse processo? Reconhecendo a importância dessas questões, destaca-se a necessidade de formação contínua para professores, gestores e todos os funcionários escolares, capacitando-os a enfrentar os desafios inerentes à gestão da diversidade. Conclui-se que uma abordagem colaborativa, envolvendo toda a comunidade escolar, é fundamental para criar um ambiente de ensino e aprendizagem mais produtivo e significativo, transformando a escola em um espaço de trabalho positivo e inclusivo para todos.

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Biografia do Autor

Davi Oliveira da Cruz

Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS.

Emanuel Fagundes Bezerra da Silva

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática e Mestrando em Indústrias Criativas pela Universidade Católica de Pernambuco.

Nathalia Maria de Amorim

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

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Publicado

18/09/2024

Como Citar

Oliveira da Cruz, D., Fagundes Bezerra da Silva, E., & Maria de Amorim, N. (2024). NOVO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: GESTÃO DA DIVERSIDADE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595677. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5677