IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PESQUISA DE COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores

  • Debora Waz de Souza Burkert Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5683

Palavras-chave:

Comunicação, Comportamento do consumidor, Inteligência Artificial

Resumo

A inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais significativo em diversas disciplinas, incluindo a comunicação e o estudo do comportamento do consumidor. Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados, prever tendências e personalizar interações, a IA não apenas aprimora as metodologias de pesquisa, mas também transforma a forma como entendemos as dinâmicas do consumo e da comunicação.  

No entanto, os avanços tecnológicos também trazem desafios e dilemas éticos, que exigem uma reflexão crítica e uma atuação responsável dos pesquisadores e dos gestores. Neste estudo, pretende-se analisar como a IA pode impactar a pesquisa em comunicação e comportamento do consumidor, explorando as nuances e as implicações dessa tecnologia na área. Para isso, será realizada uma revisão de literatura sobre o tema. O objetivo é identificar as principais vantagens e desvantagens da IA nas abordagens de pesquisa, bem como as recomendações e as boas práticas para o seu uso ético e eficaz. Espera-se que este estudo contribua para a produção de conhecimento na área de comunicação e comportamento do consumidor, bem como para a formação de pesquisadores e gestores capazes de lidar com os desafios e as oportunidades da IA na pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Waz de Souza Burkert Teixeira

Graduação em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e mestrado sanduíche em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Especialização em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná. Chief Strategy Officer na Brand to win. 

Referências

BASTOS FILHO, R. Análise automatizada de discussões online: o papel da Inteligência Artificial na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: PUCRS, 2021.

CASTELLS, M. Communication power. Oxford: Oxford University Press, 2009. Disponível em: https://archive.org/details/communicationpow0000cast. Acesso em: 05 set 2024.

FAGUNDES, M. J. Inteligência artificial e análise de dados qualitativos: uma nova abordagem para a pesquisa social. São Paulo: Edusp, 2020.

FLORIDI, L.; COWLS, J. A unified framework of five principles for AI in society. Harvard Data Science Review, v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: https://hdsr.mitpress.mit.edu/pub/l0jsh9d1/release/8. Acesso em: 04 set 2024.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2018.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARTINO, L. C. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2001.

MATTAR, Fauze N. Pesquisa de Marketing: edição compacta. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

OLIVEIRA, C. A. Eficiência na pesquisa acadêmica: como a automação e a Inteligência Artificial estão transformando o campo. Belo Horizonte: UFMG, 2022.

RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Inteligência artificial: uma abordagem moderna. 4. ed. Pearson, 2016.

RUST, R. T.; HUANG, M. H. Artificial Intelligence in Service. Journal of Service Research, v. 21, n. 2, p. 155-172, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1094670517752459. Acesso em: 05 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1094670517752459

SILVA, J. R. A importância dos estudos sobre comportamento do consumidor em plataformas digitais. Revista de Marketing Digital, [S. l], v. 9, n. 2, p. 45-60, 2023.

SMITH, John; JONES, Emily. Ethical Implications of Data Mining on Social Media. Journal of Digital Ethics, v. 15, n. 2, p. 123-145, 2023.

SOUZA, J. Inteligência artificial e inovação na pesquisa em comunicação. In: GARCIA, A. C. B.; MARTINO, L. C. (Orgs.). Pesquisa em comunicação no Brasil: temas, contextos e desafios. Intercom, 2019. p. 97-114.

VIEIRA, L. S. Automação e Inteligência Artificial em pesquisas de mercado: transformações e desafios. Rio de Janeiro: FGV, 2019.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na fronteira da nova ordem mundial. Rio de Janeiro: PublicAffairs, 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7938514/mod_resource/content/1/ZUBOFF%20A%20era%20do%20capitalismo%20de%20vigil%C3%A2ncia.pdf. Acesso em: 04 set 2024.

Downloads

Publicado

09/09/2024

Como Citar

Waz de Souza Burkert Teixeira, D. (2024). IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PESQUISA DE COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595683. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5683