PRÁTICAS DE HIGIENE ALIMENTAR E FATORES ASSOCIADOS ENTRE MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.570

Palavras-chave:

Segurança alimentar; higiene alimentar; manipuladores de alimentos.

Resumo

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) são locais pertencentes ao setor de alimentação fora do domicílio, independentemente de estarem ligados a locais comerciais ou não. Com a maior frequência do consumo de alimentos fora de casa existe uma preocupação sobre a saúde dos consumidores, pois os alimentos são considerados vetores de doenças e podem ser contaminados em diferentes etapas. O objetivo dessa pesquisa foi identificar o nível de conhecimento das práticas de higiene alimentar dos manipuladores e os seus fatores associados entre a manipulação de alimentos em UANs. Trata-se de uma revisão integrativa. As bases eletrônicas usadas foram: Pubmed, Scielo e Lilacs, em abril de 2021. Utilizaram-se os descritores com combinações em português e inglês: Segurança alimentar; higiene alimentar; manipuladores de alimentos. Os critérios de elegibilidade adotados foram artigos publicados nos últimos seis anos, em português e inglês, referentes à temática. Foram encontrados 66 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 10 artigos. Percebeu-se que grande parte dos manipuladores estão desempenhando seu papel de forma inadequada. Os autores associaram que essa prática negativa vai além do déficit de conhecimento dos manipuladores, como também às condições higiênico sanitárias dos locais. Esses problemas são maiores em países subdesenvolvidos, pois apresentam indicadores sociais baixos. Esses indicadores levam em consideração saúde, educação e nutrição. Os resultados demonstram que é fundamental que as UANs ofereçam formação adequada aos manipuladores com medidas de segurança na produção dos alimentos e adotem o uso correto das boas práticas de higiene no local de trabalho.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerônimo Gregório da Silva Neto, Faculdade Estácio Teresina

Graduando em Nutrição pela Faculdade Estácio CEUT de Teresina (PROUNI 100%). Integrante do Centro Acadêmico do curso de Nutrição com o cargo de 1º Diretor de culturas e eventos. É bolsista voluntário do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), foi membro da extensão universitária em Educação nutricional para a comunidade (EDUCANUTRI) e atualmente é membro ativo da extensão em Educação em saúde Única (Kaiabí) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Exerceu a atividade de monitor da disciplina de nutrição e dietética e atualmente da disciplina de nutrição e saúde coletiva. Além disso, atua em atividades voluntárias em projetos sociais ligados à humanização hospitalar e ativismo alimentar. Atualmente pesquisa na seguinte temática: Terapia Nutricional Parenteral; Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e Covid-19. 

Amanda Cristine Ferreira dos Santos, Faculdade Estácio Teresina

Nutricionista. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Estácio de Teresina. Pós-graduada em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: implicações práticas na Nutrição Clínica e Esportiva pela Faculdade Estácio de Sá. Docente do Curso de Nutrição da Faculdade Estácio de Teresina. Teresina (PI). 

Downloads

Publicado

25/08/2021

Como Citar

Pereira da Silva e Silva, B. ., Santos do Nascimento, Érica dos, Islânia da Silva Sousa, Silva Neto, J. G. da ., Santana Oliveira, M. ., Jesus Oliveira, T. de, Alves de Oliveira, . L. E. ., & Ferreira dos Santos, A. C. . (2021). PRÁTICAS DE HIGIENE ALIMENTAR E FATORES ASSOCIADOS ENTRE MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27570. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.570