PROJETO CRIANÇA FELIZ: UMA ABORDAGEM RECREATIVA REFERENTE AO DIA DAS CRIANÇAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5727Palavras-chave:
Pediatria. Medicina De Emergência. Saúde.Resumo
As Ligas Acadêmicas de Medicina são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, sem fins lucrativos e voltadas para o estudo de assuntos, ou de áreas específicas da Medicina. Dentro do eixo de extensão é possível aplicar, na prática, os conhecimentos obtidos durante a graduação com os mais diversos públicos. Em face disso, destacam-se as atividades lúdicas, por possuírem um impacto positivo em relação à educação em saúde, principalmente com o público infantil. Metodologia: O estudo em questão constitui um relato de experiência com caráter descritivo, o qual pretende descrever e avaliar uma atividade de extensão realizada pela Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Pediátricas (LAUEP-IESVAP). Relato De Experiência: A COPPEXI promoveu uma ação para o dia das crianças que ocorreu no IESVAP, com as crianças e responsáveis da comunidade Mãe Rainha. A LAUEP em parceria com a LACITRE, desenvolveu de forma didática o ensino para as crianças de como reconhecer uma situação de engasgo no cotidiano e como realizar a manobra de Heimlich. Acompanhamos de perto também o desenvolvimento das crianças em outras atividades realizadas por outras ligas e núcleos acadêmicos. Considerações Finais: O projeto Criança Feliz faz possível a reflexão sobre as experiências vivenciadas e os impactos gerados durante todo o processo. Em sequência, pôde-se observar a importância da integração entre a área da saúde e a comunidade, especialmente no contexto infantil. Além disso, a presente abordagem recreativa mostrou-se uma ferramenta eficaz para promover a saúde integral das crianças, indo além da perspectiva tradicional médica.
Downloads
Referências
DA SILVA, Juliane Toffoli et al. A ludicidade na promoção de saúde infantil: relato de experiência. Revista Científica de Extensão, v. 7, n. 1, p. 76-89, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2447115163183
NEVES, Isabela de Oliveira Resende et al. Práticas na Comunidade II: uma experiência com crianças residentes num abrigo. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, v. 2, n. 3, p. 155-159, 2018.
PINHEIRO, Aline Lopes. Pediatria itinerante: um relato de experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
SANCHES, Lívia Reis et al. Educação em saúde: relato de experiência de projeto universitário de promoção em saúde. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 3, p. 211-215, 2023. DOI: https://doi.org/10.56344/2675-4827.v4n3a2023.48
VASCONCELOS, Ana Beatriz Souza et al. Relato de experiência da liga acadêmica de pediatria de uma instituição de ensino superior pública do estado de Mato Grosso. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina, n. 12, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.