PROJETO CRIANÇA FELIZ: UMA ABORDAGEM RECREATIVA REFERENTE AO DIA DAS CRIANÇAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • José César Nascimento da Fonseca Filho
  • Monalyza Pontes Carneiro
  • Leonardo Domingos de Sousa Oliveira
  • Letícia Vitória de Souza Rodrigues
  • Eliciane Maria Linhares Sousa
  • Myrella Evelyn Nunes Turbano
  • Maria Clara de Sousa Morais
  • Pedro Henrique Freres Holanda
  • Romulo Mendes de Souza
  • Melice Barbosa Oliveira Feitosa
  • Carlos Camilo Magno de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5727

Palavras-chave:

Pediatria. Medicina De Emergência. Saúde.

Resumo

As Ligas Acadêmicas de Medicina são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, sem fins lucrativos e voltadas para o estudo de assuntos, ou de áreas específicas da Medicina. Dentro do eixo de extensão é possível aplicar, na prática, os conhecimentos obtidos durante a graduação com os mais diversos públicos. Em face disso, destacam-se as atividades lúdicas, por possuírem um impacto positivo em relação à educação em saúde, principalmente com o público infantil. Metodologia: O estudo em questão constitui um relato de experiência com caráter descritivo, o qual pretende descrever e avaliar uma atividade de extensão realizada pela Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Pediátricas (LAUEP-IESVAP). Relato De Experiência: A COPPEXI promoveu uma ação para o dia das crianças que ocorreu no IESVAP, com as crianças e responsáveis da comunidade Mãe Rainha. A LAUEP em parceria com a LACITRE, desenvolveu de forma didática o ensino para as crianças de como reconhecer uma situação de engasgo no cotidiano e como realizar a manobra de Heimlich. Acompanhamos de perto também o desenvolvimento das crianças em outras atividades realizadas por outras ligas e núcleos acadêmicos. Considerações Finais: O projeto Criança Feliz faz possível a reflexão sobre as experiências vivenciadas e os impactos gerados durante todo o processo. Em sequência, pôde-se observar a importância da integração entre a área da saúde e a comunidade, especialmente no contexto infantil. Além disso, a presente abordagem recreativa mostrou-se uma ferramenta eficaz para promover a saúde integral das crianças, indo além da perspectiva tradicional médica.

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Biografia do Autor

  • José César Nascimento da Fonseca Filho

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Monalyza Pontes Carneiro

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Leonardo Domingos de Sousa Oliveira

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Letícia Vitória de Souza Rodrigues

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Eliciane Maria Linhares Sousa

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Myrella Evelyn Nunes Turbano

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Maria Clara de Sousa Morais

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Pedro Henrique Freres Holanda

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Romulo Mendes de Souza

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Melice Barbosa Oliveira Feitosa

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

  • Carlos Camilo Magno de Souza

    Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Referências

DA SILVA, Juliane Toffoli et al. A ludicidade na promoção de saúde infantil: relato de experiência. Revista Científica de Extensão, v. 7, n. 1, p. 76-89, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2447115163183

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Publicado

28/09/2024

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias

Como Citar

PROJETO CRIANÇA FELIZ: UMA ABORDAGEM RECREATIVA REFERENTE AO DIA DAS CRIANÇAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595727. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5727