ESPACIALIZAÇÃO PELO MÉTODO DA KRIGAGEM NAS VARIABILIDADES PLUVIAL, EVAPOTRANSPIRAÇÃO E EVAPORAÇÃO NO ESTADO DO PERNAMBUCO – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.573Palavras-chave:
Elementos climáticos, Balanço hídrico, Espacialização de dados.Resumo
Objetiva-se especializar pelo método da krigagem os elementos precipitação, evapotranspiração e evaporação prováveis ao nível de 75% de probabilidade para 187 municípios gerando suas cartas e informações para os tomadores de decisões governamentais. Utilizaram-se dados de precipitação e temperatura média para gerar a evapotranspiração e evaporação mensal pelo método do balanço hídrico segundo Thornthwaite, com média de 40 anos, realizou análise no tocante à sua consistência, homogeneização e no preenchimento de falhas pelo método da média ponderada pelo o inverso da distância ao quadrado em cada série. As cartas foram geradas com a interpolação dos dados prováveis obtidos da precipitação, evapotranspiração e evaporação, com o programa Surfer 8.0. O método empregado para a interpolação dos dados foi a krigagem ordinária. A análise realizada neste estudo representa uma aproximação das potencialidades em termos de clima, recursos hídricos e das reais necessidades de água para as principais atividades de importância socioeconômica, visualizadas através do balanço hídrico. A probabilidade de 75% nos índices pluviais foi levada nas estações verão e outono na região litorânea, zona da Mata e Agreste. Nas estações primavera e inverno as contribuições pluviais foram decorrentes dos efeitos locais, orografia e dos sistemas de escala locais ocasionando chuvas fracas a moderada em curto intervalo de tempo. Na falta de elementos meteorológica necessária para determinar a evapotranspiração, a equação de Thornthwaite pode ser utilizada com razoável precisão para estimativa da evapotranspiração na área estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.