O ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5744

Palavras-chave:

Estado da questão, Reforma do Ensino Médio, Educação Física Escolar

Resumo

O referido texto objetiva analisar o estado da questão sobre as implicações que a reforma do ensino médio engendrou para a educação física escolar. Para tanto, considera-se que esta metamorfose produz uma noção de currículo mais flexível e atrelado a lógica de profissionalização dos jovens decorrente à noção de competências. Utilizar-se-á no presente trabalho abordagem de natureza qualitativa por corresponder aos aspectos gnosiológicos e ontológicos do objeto. A técnica de pesquisa tratar-se-á do estado da questão, visto que possibilita ao pesquisador por meio de uma profunda pesquisa bibliográfica a forma de encontrar-se o objeto de estudo no estado atual do debate acadêmico. Constatou-se que o foco principal da nova reforma do ensino médio é a preparação dos jovens ao mercado de trabalho, constituindo uma flexibilização curricular, bem como a redução de espaço de saberes do currículo escolar como é o caso da Educação Física, desta forma o cotidiano e trabalho docente da educação física escolar passa a ser um campo de tensões.

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Biografia do Autor

  • Natália Maria Duarte Mendes

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Centro Universitário Inta (UNINTA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (FEF/UVA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

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Publicado

09/10/2024

Como Citar

O ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105744. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5744