O ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5744

Palavras-chave:

Estado da questão, Reforma do Ensino Médio, Educação Física Escolar

Resumo

O referido texto objetiva analisar o estado da questão sobre as implicações que a reforma do ensino médio engendrou para a educação física escolar. Para tanto, considera-se que esta metamorfose produz uma noção de currículo mais flexível e atrelado a lógica de profissionalização dos jovens decorrente à noção de competências. Utilizar-se-á no presente trabalho abordagem de natureza qualitativa por corresponder aos aspectos gnosiológicos e ontológicos do objeto. A técnica de pesquisa tratar-se-á do estado da questão, visto que possibilita ao pesquisador por meio de uma profunda pesquisa bibliográfica a forma de encontrar-se o objeto de estudo no estado atual do debate acadêmico. Constatou-se que o foco principal da nova reforma do ensino médio é a preparação dos jovens ao mercado de trabalho, constituindo uma flexibilização curricular, bem como a redução de espaço de saberes do currículo escolar como é o caso da Educação Física, desta forma o cotidiano e trabalho docente da educação física escolar passa a ser um campo de tensões.

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Biografia do Autor

Natália Maria Duarte Mendes

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Centro Universitário Inta (UNINTA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

Alisson Slider do Nascimento de Paula

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (FEF/UVA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

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Publicado

09/10/2024

Como Citar

Mendes, N. M. D., & de Paula, A. S. do N. (2024). O ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105744. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5744