HACKEANDO O SEXISMO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS DESAFIOS DE GÊNERO E ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A DESIGUALDADE DE GÊNERO NA TECNOLOGIA E NO MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5748Palavras-chave:
Marketing, preconceito, Mulheres na informática, Tecnologia da Informação, GêneroResumo
No Brasil, ainda há uma grande desigualdade de gênero, com 70% dos cargos nos setores de tecnologia e marketing ocupados por homens. As mulheres enfrentam estereótipos e preconceitos que prejudicam seu desempenho profissional. Neste contexto, a proposta do artigo é abordar essa desigualdade, destacando a predominância masculina no empreendedorismo global, especialmente em países de baixa renda, conforme o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2022. Foram conduzidos um estudo exploratório e uma revisão bibliográfica para listar desafios e estratégias para combater essa desigualdade. O artigo discute a sub-representação feminina em cargos de liderança e a disparidade salarial, propondo políticas de equidade salarial e programas de capacitação para mulheres. Como resultado, foram identificadas dificuldades significativas na academia e na atuação profissional, sendo destacadas estratégias para minimizar esses problemas.
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