HACKEANDO O SEXISMO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS DESAFIOS DE GÊNERO E ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A DESIGUALDADE DE GÊNERO NA TECNOLOGIA E NO MARKETING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5748

Palavras-chave:

Marketing, preconceito, Mulheres na informática, Tecnologia da Informação, Gênero

Resumo

No Brasil, ainda há uma grande desigualdade de gênero, com 70% dos cargos nos setores de tecnologia e marketing ocupados por homens. As mulheres enfrentam estereótipos e preconceitos que prejudicam seu desempenho profissional. Neste contexto, a proposta do artigo é abordar essa desigualdade, destacando a predominância masculina no empreendedorismo global, especialmente em países de baixa renda, conforme o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2022. Foram conduzidos um estudo exploratório e uma revisão bibliográfica para listar desafios e estratégias para combater essa desigualdade. O artigo discute a sub-representação feminina em cargos de liderança e a disparidade salarial, propondo políticas de equidade salarial e programas de capacitação para mulheres. Como resultado, foram identificadas dificuldades significativas na academia e na atuação profissional, sendo destacadas estratégias para minimizar esses problemas.

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Biografia do Autor

Liliane Rodrigues Magalhães

Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Laysa Letícia Barbalho Fernandes

Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU.

Reudismam Rolim de Sousa

Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

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Publicado

21/10/2024

Como Citar

Rodrigues Magalhães, L., Barbalho Fernandes, L. L., & Rolim de Sousa, R. (2024). HACKEANDO O SEXISMO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS DESAFIOS DE GÊNERO E ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A DESIGUALDADE DE GÊNERO NA TECNOLOGIA E NO MARKETING. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105748. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5748