ESTRATÉGIAS DO NAPNE PARA O APOIO ESCOLAR AOS ESTUDANTES COM TDAH DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS MONTES CLAROS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5818Palavras-chave:
TDAH no ensino médio. Inclusão. Igualdade.Resumo
Este estudo foi realizado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros, e teve como objetivo verificar como são as ações inclusivas e pedagógicas destinadas aos estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na instituição pesquisada. Foi realizado um levantamento bibliográfico com base em livros, artigos, dissertações e teses para a elaboração da estrutura teórica sobre o TDAH. A pesquisa caracteriza-se como descritiva (GIL, 2019), onde buscou-se informações sobre o NAPNE do Campus Montes Claros, por meio do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), em março de 2023. Foi enviado à coordenação do NAPNE perguntas em relação à criação do núcleo, sua composição, quantitativo de estudantes com TDAH no campus, e as ações desenvolvidas com a comunidade escolar (docentes, estudantes e famílias). Além disso, obteve-se informações sobre o quantitativo de estudantes que são atendidos pelo NAPNE, bem como as suas deficiências. Forma identificados 3 estudantes com TDAH, sendo dois no curso de Informática e um no curso de Edificações. De acordo com os dados apresentados, verifica-se que oNAPNE desempenha um papel fundamental nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Em conjuntura com outros setores, atua como um ponto de articulação entre a instituição de ensino, os estudantes, suas famílias e outros profissionais, como psicólogos, terapeutas e profissionais de saúde. Essa cooperação facilita a troca de informações, a identificação de necessidades individuais e a implementação de estratégias de apoio adequadas.
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