OS CONFLITOS ESCOLARES E A BUSCA PELA TOLERÂNCIA NO MEIO EDUCACIONAL

Autores

  • Antônio Ricardo Paste Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5819

Palavras-chave:

Intolerância nas escolas, Violência escolar, Métodos compositivos de resolução de conflitos

Resumo

O trabalho estuda os conflitos que permeiam o ambiente educacional e as relações interpessoais, envolvendo discentes, docentes, colaboradores e professores, que interagem nas redes pública e privada de ensino, como a intolerância às minorias, que resultam em agressões físicas, bullying, discriminação e em outras formas de desrespeito às pessoas, apontando soluções, por meio da utilização de métodos compositivos de resolução de conflitos, no sistema educacional brasileiro. Usando o método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica, foram estudadas consequências envolvendo a intolerância, o desrespeito e a discriminação, nas escolas do país, ocasionando evasão escolar, depressão, atentados violentos e outros fatores negativos. Defende-se a persecução da tolerância, no enfrentamento do problema, presenciado constantemente nas escolas. Os métodos compositivos de resolução de conflitos, utilizados no sistema jurisdicional, são importante instrumento na busca da tão sonhada tolerância e na persecução da paz social, também no ambiente educacional, que tende a ser mais receptivo, à proposta de cunho nacional, adaptada à seara educacional. A mediação e a conciliação, principalmente, utilizados em conjunto ou separadamente, tem apresentado resultados significativos, nessa propositura. A busca pela implantação de uma proposta ampla, de composição de conflitos na rede educacional, é defendida no estudo, sendo uma resposta para o problema da intolerância nas escolas, resultando em grande impacto e consequências na formação educacional dos futuros adultos do país.

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Biografia do Autor

Antônio Ricardo Paste Ferreira

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay, Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC, Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidad Columbia del Paraguay, com reconhecimento pela Universidade Estácio de Sá, Pós graduado em Direito Notarial e Registral, em Direito Imobiliário e em Direito Administrativo, Graduado em direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, ES.

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Publicado

30/10/2024

Como Citar

Paste Ferreira, A. R. (2024). OS CONFLITOS ESCOLARES E A BUSCA PELA TOLERÂNCIA NO MEIO EDUCACIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105819. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5819