COMPARAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA ENTRE PAVIMENTAÇÕES RODOVIÁRIAS RÍGIDAS E FLEXÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5877Palavras-chave:
Análise Econômica, Infraestrutura Rodoviária, Pavimentação Flexível, Pavimentação Rígida, SustentabilidadeResumo
Este trabalho apresenta uma análise comparativa da viabilidade técnica e econômica entre pavimentações rígidas (concreto) e flexíveis (asfalto), com foco em durabilidade, custo de implantação e manutenção, além de desempenho em diferentes climas e sustentabilidade. Foi realizada pesquisa qualitativa, bibliográfica e comparativa entre os tipos de pavimentos. Os pavimentos rígidos, apesar do maior custo inicial, oferecem vantagens econômicas a longo prazo devido à durabilidade e menores custos de manutenção. Por outro lado, pavimentos flexíveis apresentam menor custo inicial e maior adaptabilidade a diferentes condições, mas exigem manutenções mais frequentes e custosas. A escolha entre os dois tipos de pavimento deve considerar o volume de tráfego, condições climáticas e a disponibilidade de recursos locais.
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