O FENÓTIPO ESTENDIDO: A FACE E A MAQUIAGEM, A VANTAGEM FEMININA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5937

Palavras-chave:

Neurociência, Comportamento, Maquiagem, Face, Emoções

Resumo

A percepção do rosto é fundamental para a interação social humana. Muitos tipos de informações importantes são visíveis nas faces, os processos e mecanismos envolvidos na extração dessas informações são complexos e podem ser altamente especializados. Com os estudos avançados, empregando alta tecnologia, a Neurociência vem investigando a fundo o processamento facial, descobriu-se que o cérebro emprega pelo menos três módulos, compostos por regiões cerebrais interconectadas, para julgar a atratividade facial: um para identificação, um para interpretação e outro para avaliação. Entre as percepções, se encontram a simpatia e seu oposto, a atratividade, a idade, a saúde e correlatos que sinalizam indicando aproximação, afastamento e aptidão reprodutiva. No caso da mulher, um recurso de pura evolução social vem sendo aprimorado desde os primórdios do desenvolvimento de nossa espécie, a maquiagem, que adorna, altera e realiza transformações que possibilitam dar o controle de sua forma e apresentação da face. Uma ferramenta feminina que dá o poder de interferir nas relações sociais refletindo em amplas esferas das interações humanas, alterando emoções e comportamentos.

 

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Biografia do Autor

Sandro Eduardo Soares da Silva

CEO da ES4G e da Brain4Sales. Professor de pós-graduação, MSc in Business Administration in Neuromarketing (FCU), Especialista em Neurociência e Comportamento (PUCRS). MBA em Gestão Comercial (FGV). Pós MBA em Negociação (FGV). Especialista em Gestão Estratégica Empresarial (ULBRA). Graduado em Administração (ULBRA).

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Publicado

21/11/2024

Como Citar

Soares da Silva, S. E. (2024). O FENÓTIPO ESTENDIDO: A FACE E A MAQUIAGEM, A VANTAGEM FEMININA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(11), e5115937. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5937