ASTROTURFING E TRANSPARÊNCIA DIGITAL: DESAFIOS E IMPACTOS NO DIREITO DO CONSUMIDOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.6057

Palavras-chave:

Tecnologias, Relação de consumo, Manipulação, Fiscalização

Resumo

Com o advento e o avanço das tecnologias, a troca de mensagens instantâneas entre pessoas tornou-se global. No entanto, esse avanço trouxe consigo práticas problemáticas que violam direitos fundamentais dos cidadãos. Uma dessas é o astroturfing, que consiste na criação de estratégias ou campanhas por grupos ou empresas, por meio da falsa impressão de apoio popular ou de opinião pública genuína sobre algo, com o intuito de manipular a opinião e o poder de escolha dos consumidores, afetando negativamente a cadeia de consumo. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva analisar o impacto do astroturfing no direito das relações de consumo, explorando como essas práticas de manipulação afetam o direito à informação clara, verdadeira e objetiva, e a liberdade decisória do consumidor. Além disso, busca-se verificar como a legislação brasileira lida com a prática, quais impactos ela gera nas relações consumeristas e quais modificações são necessárias para aprimorar a legislação nacional. Para isso, faz-se uso da metodologia quali-quanti, com análise de dados e relatórios de mercado; da bibliográfica, com consulta a artigos, monografias e doutrina especializada; e da legislativa, com análise da Constituição Federal e do Código de Defesa do Consumidor. Concluiu-se que o astroturfing afeta diretamente e negativamente as relações de consumo, pois gera apoio falso à aquisição de produtos e serviços e manipula a percepção dos consumidores sobre eles. Ademais, a ausência de legislação específica, fiscalização e punição contribui para a persistência do fenômeno, sendo imprescindível modificar a legislação brasileira. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dayara Ferreira Chianca

    Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/CERES.

  • Carlos Francisco do Nascimento
    Professor Adjunto da UFRN, Mestre em Direito Constitucional e Doutor em Ciências Sociais pela UFRN.

Referências

ALVES, F. G.; GARDETA, J. M. V.; SOUSA, P. H. da M. R. Astroturfing como estratégia publicitária enganosa e abusiva nas plataformas de mercado. Cadernos de Comunicação, [S. l.], v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.5902/2316882X63615. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/63615. Acesso em: 21 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X63615

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 05 out. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 17 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm. Acesso em: 17 nov. 2024.

CÁDIMA, F. Rui. O (des)controlo da internet: bad bots, astroturfing e flogging. Revista Brasileira de História da Mídia, Piauí, v. 5, ed. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/4781. Acesso em: 21 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.5220164781

CANADÁ. Canada's Anti-Spam Legislation (CASL). Ottawa: [s. n.], 2014. Disponível em: https://www.crtc.gc.ca/eng/internet/anti.htm. Acesso em: 18 nov. 2024.

CANADÁ. Canadian Radio-television and Telecommunications Commission (CRTC). Disponível em: https://crtc.gc.ca/eng/home-accueil.htm. Acesso em: 18 nov. 2024.

CANADÁ. Competition Act (R.S.C., 1985, c. C-34). Disponível em: https://laws-lois.justice.gc.ca/eng/acts/c-34/fulltext.html. Acesso em: 18 nov. 2024.

CHAGAS, Viktor. O que está acontecendo? O que os trending topics podem nos dizer a respeito de ações políticas coletivamente orquestradas. Centro de Estudos de Opinião Pública, Campinas, SP, v. 29, ed. 3, 2023. Disponível em: https://www.cesop.unicamp.br/por/opiniao_publica/artigo/775. Acesso em: 15 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-01912023293666

CIALDINI, Robert B. O poder da persuasão. 6. ed. São Paulo: Elsevier Brasil, 2006.

DA SILVA, André Duarte et al. O impacto do Astroturfing nas relações midiáticas: uma análise das fazendas e cliques na publicidade e propaganda digital. Iniciacom, v. 13, n. 01, 2024. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4572. Acesso em: 15 nov. 2024.

FEDERAL TRADE COMMISSION. Guides Concerning the Use of Endorsements and Testimonials in Advertising. [S. l.]: Federal Trade Commission, 2023. Disponível em: https://www.ecfr.gov/current/title-16/part-255. Acesso em: 18 nov. 2024.

GIOVANELLI, Letícia de Oliveira. O fenômeno do astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras. Orientador: Prof. Dra. Patrícia Milano Pérsigo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/22327/Giovanelli_Leticia_de%20Oliveira_2021_TCC.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 nov. 2024.

HENRIQUES, Márcio Simeone; SILVA, Daniel Reis. Vulnerabilidade dos públicos frente a práticas abusivas de comunicação empregadas por organizações: limitações para o monitoramento civil. Comunicação e Sociedade, [S. l.], v. 26, p. 162–176, 2014. DOI: 10.17231/comsoc.26(2014).2031. Disponível em: https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/1152. Acesso em: 21 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2031

LÔBO, Paulo Luiz Netto. Princípios sociais dos contratos no CDC e no Novo Código Civil. Revista Jurídica da Unirondon, Cuiabá, ed. 3, p. 11-23, 2002. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/31235998/revista_juridica_3p-libre.pdf?1368049740=&response-contentdisposition=inline%3B+filename%3DIncursoes_psicanaliticas_para_pensar_a_r.pdf&Expires=1732666480&Signature=LBtrsWiZl4ZiaEgSvsBrFs4rSysPCVAUgz1rlbBDXa6gtGsAixTR1mGwhYtptJ8p~OOYBxR7hTDvgBcomjCbkrMqPzXh8oQSEkjHDcwO4mBDCDcAUXEuRy30yp2mv5pYK3GtJ4p3FWgO70Dl0nWUJ6Xmgi1aGyn0fZR8kMdgXba27O3zZAgMuaW8fqni-FC4Ad3TxQIKAHI2ByFtwQ2dvdc5jtDPtHR6bWfgKvmUvqB5loi81q4EFw0LssPfmDqKrNPUhAg1TQEDcxAs8M0jqqzyJ20KqRvJ6rGfDJ3TRrStTnhvOHepL7YO6jBCGfTh06h7aZMg0~-HeMrPB9G6ng__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA#page=12. Acesso em: 12 nov. 2024.

MARTINEZ, Regina Célia; QUEIROZ, Maurício Veloso; MELLO, Cristiane Maria Freitas de. Da necessidade de intervenção estatal para combater o astroturfing nas relações cibernéticas de consumo. Revista Jurídica da Presidência [Recurso Eletrônico], Brasília, v. 21, n.123, fev./maio 2019. Disponível em: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/36863. Acesso em: 12 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.20499/2236-3645.RJP2019v21e123-1304

MODERNA, Pipoca. Instagram processa fazenda de cliques após publicidade de Arthur Aguiar. Terra, 11 ago. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/gente/instagram-processa-fazendas-de-cliques-apos-publicidade-de-arthur-aguiar,4e78b450671e73ebb669459e7f347edfoprh1esg.html. Acesso em: 21 nov. 2024.

NIELSEN MEDIA RESEARCH. Global Trust in Advertising and Brand Messages: A Nielsen Report. Nielsen Media Research, 2012. Disponível em: https://www.nielsen.com/pt/insights/2012/global-trust-in-advertising-and-brand-messages-2/#. Acesso em: 11 nov. 2024.

OFFICIAL JOURNAL OF THE EUROPEAN UNION. Directive 2005/29/EC of the European Parliament and of the Council. Official Journal of The European Union, 2005. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/eli/dir/2005/29/oj. Acesso em: 18 nov. 2024.

PEW RESEARCH CENTER. Social media use in 2021. Pew Research Center, 2021. Disponível em: https://www.pewresearch.org/internet/2021/04/07/social-media-use-in-2021/. Acesso em: 11 nov. 2024.

PIZZANI, Luciana; SILVA, Rosemary Cristina da; BELLO, Suzelei Faria; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53–66, 2012. DOI: 10.20396/rdbci.v10i1.1896. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896. Acesso em: 18 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896

RAMOS, Rangel Ramiro. E a pós-verdade vos libertará: astroturfing digital e militância bolsonarista. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Braga. 2024. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/89940/R%20-%20T%20-%20RANGEL%20RAMIRO%20RAMOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 nov. 2024.

REZENDE, Heitor Pinheiro de; FARIAS, Luiz Alberto Beserra de. Astroturfing e suas aplicações na internet. In: VIII Simpósio Nacional da ABCiber, 2014, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: ESPM Media Lab, 2014. Disponível em: https://abciber.org.br/simposio2014/anais/GTs/heitor_pinheiro_de_rezende_19.pdf. Acesso em 21 nov. 2024.

SILVA, André Duarte da; OLIVEIRA, Francisca Camila Ferreira; SILVA, Kênia Bruna da; MEDEIROS, Maria Helena de; REZENDE, Heitor Pinheiro de. O impacto do astroturfing nas relações midiáticas: uma análise das fazendas e cliques na publicidade e propaganda digital. Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social, São Paulo, v. 13, ed. 1, p. 42-57, 2024. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4572/3145. Acesso em: 21 nov. 2024.

SILVA, Daniel Reis. Astroturfing: lógicas e dinâmicas de manifestações de públicos simulados. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2015. Disponível em: https://seloppgcomufmg.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Astroturfing-Selo-PPGCOM-UFMG.pdf. Acesso em: 17 nov. 2024.

SILVA, Daniel Reis. Astroturfing como um processo comunicativo: a manifestação de um público simulado, a mobilização de públicos e as lógicas de influência na opinião pública. Orientador: Márcio Simeone Rodrigues. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBDAQVFLS/1/silva__daniel_reis._o_astroturfing_como_processo_comunicativo__disserta__o__final___1_.pdf. Acesso em: 21 nov. 2024.

SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues; ALVES, Fabrício Germano. Stealth marketing: captura ilícita do consumidor por meio de estratégias sociopsicológicas. Revista Direito, Estado e Sociedade, n. 63, 2023. Disponível em: https://revistades.jur.pucrio.br/index.php/revistades/article/view/1466/737. Acesso em: 18 nov. 2024.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, abr. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982596X2017000100021&lng=pt&nrm=isoAcesso em: 17 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-01

Downloads

Publicado

05/12/2024

Como Citar

ASTROTURFING E TRANSPARÊNCIA DIGITAL: DESAFIOS E IMPACTOS NO DIREITO DO CONSUMIDOR. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(12), e5126057. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.6057