PAVIMENTAÇÃO PERMEÁVEL: MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E MELHORIAS NA QUALIDADE DE VIDA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.6063Palavras-chave:
Pavimentação permeável, escoamento, sustentabilidadeResumo
Atualmente, as enchentes e alagamentos têm aumentado significativamente em muitas cidades brasileiras. Esse problema resulta da impermeabilização do solo e pelo sistema de drenagem não ser suficientemente eficiente, havendo sobrecarga após evento severo de precipitação. Para amenizar esses problemas, estão sendo desenvolvidos projetos mais sustentáveis, com relação ao asfalto e pavimentos permeáveis, que buscam mitigar impactos ambientais. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a viabilidade do asfalto e pavimento permeável como forma de minimizar as enchentes e alagamentos, auxiliar no desenvolvimento sustentável de áreas urbanas de modo a serem utilizadas as redes de drenagem convencional. O método de pesquisa adotado para a realização deste estudo está relacionado às referências bibliográficas, nesse sentido, se analisou obras e materiais literários em que o tema inclui os tipos de pavimentos permeáveis e suas variedades e a drenagem urbana. Por meio de pesquisas, nota-se que, após analisar vários fatores como sua viabilidade, custo-benefício, adequação ao local de implantação e afins, pavimentações permeáveis são, de fato, processos que podem, se bem projetados e locados, influenciar diretamente na prevenção de alagamentos de larga escala. Por fim, conclui-se que há eficácia na pavimentação permeável para redução de escoamento superficial e infiltração integral, trazendo viabilidade na implantação a fim de adequar-se ao sistema de drenagem convencional e assim, este processo poderá beneficiar a população dos transtornos devido a enchentes e alagamentos em áreas urbanas.
Downloads
Referências
ARAUJO, P. R.; TUCCI, C. E. M.; GOLDENFUM, J. A. Avaliação da eficiência dos pavimentos permeáveis na redução de escoamento superficial. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, RS, 2000.
BERNUCCI, L. B.; MOTTA, L. M. G.; CERATTI, J. A. P.; SOARES, J. B. Pavimentação asfáltica: Formação básica para engenheiros. Rio de Janeiro: [s. n.], 2007.
BRUNO, L. O.; AMORIM, R. S. S.; SILVEIRA, A. Estudo da Redução do Escoamento Superficial Direto em Superfícies Permeáveis. RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 18, n. 2, p. 237-247, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.21168/rbrh.v18n2.p237-247
FURMAN, G. B.; EFFTING, C; GOMES, I. R. Simulação numérica da permeabilidade pluvial no concreto permeável pelo reticulado de boltzmann. In: 30 SIC - Seminário de Iniciação Cientifica UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, s. d.
HÖLTZ, F. C. Uso de concreto permeável na drenagem urbana: análise da viabilidade técnica e do impacto ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
IBGE. Censo 2022: de 2010 a 2022 população brasileira cresce 6,5% e chega a 203,1 milhões. Uberlândia: IBGE, 2023.
MARCHIONI, M.; SILVA, C. O. Pavimento intertravado permeável - melhores práticas. São Paulo: ABCP, 2010. 24 p.
VIRGILIIS, A. L. C. Procedimentos de projeto e execução de pavimentos permeáveis visando retenção e amortecimento de picos de cheias. 2009. 213f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.