INJEÇÃO DIRETA E CARACTERÍSTICAS DE COMBUSTÃO DE ETANOL EM MOTORES DIESEL:REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6119

Palavras-chave:

Etanol, Injeção direta, Motor Diesel, Redução de emissões

Resumo

Este estudo tem como objetivo explorar uma alternativa eficaz para mitigar o impacto das emissões de motores a diesel, propondo a substituição total ou parcial do diesel por etanol, com foco em aprimorar o desempenho e reduzir as emissões dos motores de combustão interna. A pesquisa foi realizada através de uma revisão sistemática da literatura, que utiliza de métodos sistemáticos para analisar e catalogar artigos encontrados em bases de dados, foi utilizado o software StArt como ferramenta para esta etapa. Os estudos analisados revelam que a utilização de combustíveis alternativos, como etanol, biodiesel, e metanol, em combinação com diesel, bem como a injeção de hidrogênio e água, pode significativamente melhorar o desempenho e reduzir as emissões de motores de combustão interna, especialmente em motores a diesel. O uso de motores de teste monocilíndricos e modelos numéricos foi crucial para validar esses achados. Conclui-se que a combinação de combustíveis alternativos com técnicas avançadas de injeção e combustão tem o potencial de não apenas melhorar a eficiência dos motores, mas também de reduzir significativamente as emissões de poluentes. Contudo, é necessária uma contínua otimização desses métodos para equilibrar desempenho e sustentabilidade, oferecendo uma base sólida para futuras pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos no setor de transportes.

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Biografia do Autor

  • Ana Vitória Das Chagas Motta

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

  • Alex Pereira da Cunha

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

  • Gabriel Coelho Rodrigues Alvares

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

  • Masoud Ghanbari Kashani

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

  • Paulo Sérgio Barbosa dos Santos

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

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Publicado

17/02/2025

Como Citar

INJEÇÃO DIRETA E CARACTERÍSTICAS DE COMBUSTÃO DE ETANOL EM MOTORES DIESEL:REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(2), e626119. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6119