AUTOMEDICAÇÃO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): COMO A QUÍMICA PODE SER UMA FERRAMENTA EFICAZ NO COMBATE A TAL PRÁTICA NOCIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6146

Palavras-chave:

Automedicação, Educação de Jovens e Adultos, Química na EJA.

Resumo

O presente trabalho trata acerca do fenômeno da automedicação e a sua intersecção com as faixas etárias existentes nos diversos níveis de ensino e, dentre eles, especialmente, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal foi a averiguação e comprovação se há ou não pontos convergentes, como os meses são abordados e qual a contribuição da disciplina de química para a conscientização acerca da temática na EJA. Para tanto, foram utilizados como fontes de investigação a pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) junto ao Instituto Datafolha sobre o uso de medicamentos, bem como o Censo Escolar de 2018-2022 promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A partir deles, contatou-se as características comuns (faixa etária, escolaridade e perfil socioeconômico) entre os indivíduos que mais estão propensos à automedicação e os alunos da EJA, chegando a uma intersecção do perfil. Ademais, tomou-se como base a pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, com método de abordagem descritivo e, as técnicas de pesquisa, através de determinados estudos científicos (artigos científicos, doutrinas, entre outros). Sendo assim, foi possível observar a contribuição significativa que tem o estudo das reações químicas de medicamentos específicos no combate à automedicação. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eidson Deivid Alcântara

    Graduando em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

  • Monalisa Porto Araújo

    Graduação em Pedagogia, área de habilitação em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB). Mestre em Educação pela UFPB. Doutora em Educação pela UFPB. Docência no Ensino Superior nos cursos de Pedagogia e na Especialização em Educação Integral e Direitos Humanos da UFPB. Docente dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) com interesses na área de Educação Popular, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências, Mulheres na ciência, Ginecologia Natural e Dignidade Menstrual. 

Referências

ABREU, A. C. S. de; RIBEIRO, L. L. Educação de jovens e adultos: caderno pedagógico. Florianópolis : UDESC: UAB: CEAD, 2014. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/560957/2/edu%20jovens%20adultos%20Web.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

ARRAIS, P. S. D.; FERNANDES, M. E. P.; PIZZOL, T. da S. D. et al. Prevalência da automedicação no Brasil e fatores associados. Revista Saúde Pública, v. 50, supl 2, 13s, 2016. Disponível em: https://rsp.fsp.usp.br/wpcontent/uploads/articles_xml/00348910rsps2S0151887872016050006117/0034-8910-rsp-s2-S01518-87872016050006117-pt.x63465.pdf. Acesso: 06 set. 2024.

BARSANTE, D. J. C. Automedicação: proposta de um jogo paradidático na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 7f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2019. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11826/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Automedica%C3%A7%C3%A3oPropostaJogo.pdf. Acesso em: 04 jul. 2024.

BITTENCOURT, B. de C. P. Um estudo sobre o estresse em alunos da Educação de Jovens e Adultos. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Curitiba: SEED/PR., 2014. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_utfpr_gestao_escolar_artigo_miriam_machado_cunico.pdf. Acesso em 05 jul. 2024.

BORTOLI, C. K., NOGUEIRA, K. S. C. A Educação de jovens e adultos no contexto do ensino de química. Revista Actio: Docência em Ciências, Curitiba, v. 8, n.1, p. 1-25, jan./abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/viewFile/14484/9529. Acesso em: 18 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v8n1.14484

BRASIL. Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências. Senado Federal, Brasília/DF, 1973. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5991.htm. Acesso em: 18 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília/DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 dez. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCCAPRESENTACAO.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planossubnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 09 set. 2024.

CAMPANA, A. O. Metodologia da investigação científica aplicada à área biomédica – 2. Investigações na área médica. J Pneumol, v. 25, n. 2, mar./abr. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpneu/a/bXPWKsKL5Qzf4KLFDvbmtGj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-35861999000200005

CATRIB, A. M. F. et al. Concepções e Práticas Sobre Automedicação na Escola Profissionalizante: um estudo de caso no estado do Ceará, Brasil. Revista Baiana de Saúde Pública, Bahia, v.37, n.1, p.117-132, jan./mar. 2013. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/01000233/2013/v37n1/a3824.pdf. Acesso em: 03 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a783

CFF - CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA E INSTITUTO DATAFOLHA. Uso de Medicamentos. Brasília: CFF, 2019. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/Uso%20de%20Medicamentos%20%20Relat%C3%B3rio%20_final.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.

CORREIA, B. de C.; TRINDADE, J. K.; ALMEIDA, A. B. Fatores Correlacionados à Automedicação entre os Jovens e Adultos: Uma Revisão Integrativa da Literatura. Revista de Iniciação Científica e Extensão, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 57–61, 2019. Disponível em: https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/143. Acesso em: 06 jul. 2024.

DA SILVA MATOS, F. W.; HENRIQUE PEREIRA, D.; LEITE CARVALHO LIMA, M. O ensino de química na Educação de Jovens e Adultos (EJA):. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, v. 20, n. 20, 11 jun. 2024. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1168/611. Acesso em:

DIAS, A. A. da S.; SABIÃO, R. M. Educação de Jovens e Adultos: Um Caminho na Busca para o Desenvolvimento Social no Brasil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 07, v. 02, p. 66-83, jul. 2018. ISSN:2448-0959. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacion-es/juegos-para-la-ensenanza

FEIGEL, Z. Formação de pessoal de nível médio para a saúde: desafios e perspectivas [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1996. 224 p. ISBN 85-85676-27-2. Disponível em: https://books.scielo.org/id/dydn3/pdf/escola-9788575412671-07.pdf. Acesso em: 25 ago. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar 2022. Brasília: INEP, 31 jan. 23. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.

MARINHO, R. A.; CARDOSO, G. P.; FERREIRA, W. A. Vantagens e Desvantagens da Automedicação: princípios gerais. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research (BJSCR), v. 23, n. 2, pp. 105-110, jun./ago. 2018. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20180704_093125.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024.

MELO, D. O. de; RIBEIRO, E.; STORPIRTIS, S. A importância e a história dos estudos de utilização de medicamentos. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo/SP, v. 42, n. 4, p. 475-485, out./dez., 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/is_digital/is_0207/pdfs/IS27(2)041.pdf. Acesso em: 03 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-93322006000400002

NIEZER, T. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; SAUER, E. Ensino de soluções químicas por meio do enfoque ciência-tecnologia-sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 3, 428-449, 2016. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen15/REEC_15_3_7_ex921.pdf. Acesso em: 22 set. 2024.

OLIVEIRA, M. F de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011, p. 72.

PAULO, L.G.; ZANINI, A. C. Automedicação no Brasil. Revista da Associação Médica Brasileira, v.34, n. 2, p. 69-75,1998.

PEIXOTO, J. B. Automedicação no Adulto. 2008. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Universidade Fernando Pessoa, Portugal, 2008. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/814/1/Monografia%2520Joana%2520%2520Automedica%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520no%2520Adulto.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.

RIBEIRO, R. D. da R. Fármacos e automedicação: estratégias andagógicas no ensino de química orgânica na EJA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2017. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/bitstream/riu/2278/3/Produto%20PDF.pdf. Acesso em: 07 jul. 2024.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; v. 2). ISBN 85-98171-43-3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 23 dez. 2024.

Downloads

Publicado

29/12/2024

Como Citar

AUTOMEDICAÇÃO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): COMO A QUÍMICA PODE SER UMA FERRAMENTA EFICAZ NO COMBATE A TAL PRÁTICA NOCIVA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(1), e616146. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6146