A GAMIFICAÇÃO APLICADA ÀS LEIS PROTEÇÃO DE DADOS: UMA ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA PROMOVER A PRIVACIDADE NAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6253Palavras-chave:
Gamificação, Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, Privacidade de Dados, Proteção de DadosResumo
O presente artigo tem como objetivo abordar o uso da gamificação como uma estratégia inovadora para promover a conscientização e o aprendizado das boas práticas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Brasil, a Lei da Pretecção de Dados Pessoais (LPDP) de Angola, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) - General Data Protection Regulation (GDPR) na Europa, e demais leis de proteção de dados pessoais ao redor do mundo. A gamificação é apresentada como uma abordagem que utiliza elementos de jogos para engajar os participantes de forma lúdica e interativa. Desse modo, a pergunta problema dessa pesquisa é “Como a gamificação pode ser utilizada para conscientização para promover as práticas de privacidade de dados? Para essa investigação faz-se uso da pesquisa de campo, realizada com colaboradores de quatro empresas brasileiras do setor de saúde. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos colaboradores apresentava dificuldades em entender as boas práticas de LGPD, porém a avaliação do jogo de tabuleiro foi eficaz em estimular o aprendizado e a adoção das práticas de proteção de dados. Como contribuição da pesquisa, é apresentado um Modelo de Gamificação Empresarial que foi permitido a proposição por meio dos resultados obtidos na pesquisa de campo, sendo passíveis de uso em outras empresas.
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