INJEÇÃO DE AMÔNIA EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6355

Palavras-chave:

Amônia, Combustíveis sustentáveis, Eficiência energética, Redução de emissões, Sistemas de combustão avançados, Transição energética.

Resumo

A amônia é uma alternativa promissora aos combustíveis fosseis devido à sua capacidade de queimar sem emitir dióxido de carbono (CO2), contribuindo para a redução de gases de efeito estufa. Sua aplicação em motores de combustão interna, especialmente em misturas com diesel, tem demonstrado potencial significativo para reduzir emissões e aumentar a eficiência energética. Apesar de suas vantagens, a amônia apresenta desafios técnicos, como baixa reatividade e alta temperatura de autoignição, que exigem soluções inovadoras. Tecnologias como sistemas de injeção dupla, mistura com hidrogênio e recirculação de gases reformados têm sido desenvolvidas para superar esses obstáculos, garantindo maior eficiência e controle de emissões. Esta revisão sistemática tem como objetivo reunir e classificar estudos sobre o tema, fazendo o uso do software StArt, que guia a revisão através de diversas etapas bem estruturadas que avaliam os estudos através de critérios rigorosamente definidos. Os resultados encontrados evidenciaram que o uso da amônia como combustível pode reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa ao mesmo tempo que mantém a eficiência do motor, mas ainda são necessários estudos mais aprofundados para que seja feita a aplicação em larga escala.

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Biografia do Autor

  • Ana Vitória das Chagas Motta

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

  • Masoud Ghanbari Kashani

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

  • Enzo Manghani Yamamoto

    UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Gabriel Coelho Rodrigues Alvares

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

  • Alex Pereira da Cunha

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

  • Paulo Sérgio Barbosa dos Santos

    UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

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Publicado

10/05/2025

Como Citar

INJEÇÃO DE AMÔNIA EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(5), e656355. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6355