ALTERAÇÕES VISUOAUDITIVAS EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6419

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Integração Visuoauditiva, Processamento Sensorial, Desenvolvimento da Linguagem, Percepção Multissensorial

Resumo

Este estudo aborda as alterações visuoauditivas em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas implicações no desenvolvimento da linguagem e na integração sensorial. Através de uma revisão integrativa da literatura, foram identificadas três principais categorias temáticas: (i) déficits no processamento auditivo, como dificuldades na sincronia temporal entre estímulos visuais e auditivos; (ii) alterações no processamento visual, com hiperativação do córtex visual e dificuldades na percepção de pistas visuais relevantes; e (iii) a integração visuoauditivo prejudicada, que compromete a capacidade de combinar informações sensoriais. Os achados indicam que essas anomalias limitam a percepção da fala, a atenção e a interação social, afetando diretamente o desenvolvimento da linguagem. O estudo reforça a necessidade de intervenções clínicas baseadas em abordagens multissensoriais que estimulem a integração visuoauditivo, considerando as particularidades dos perfis sensoriais e a gravidade dos sintomas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Leal-Silva

    Faculdade Internacional De Evolução Profissional - FIEP.

  • José Leandro Oliveira Alves

    Faculdade Internacional De Evolução Profissional - FIEP.

  • Jeorgia Pereira Alves

    Universidade estadual do sudoeste da Bahia - UESB.

Referências

BAUM, S. H.; STEVENSON, R. A.; WALLACE, M. T. Testing sensory and multisensory function in children with autism spectrum disorder. Journal of visualized experiments: JoVE, n. 98, e52677, 2015. https://doi.org/10.3791/52677. DOI: https://doi.org/10.3791/52677-v

DWYER, P.; TAKARAE, Y.; ZADEH, I.; RIVERA, S. M.; SARON, C. D. Multisensory integration and interactions across vision, hearing, and somatosensation in autism spectrum development and typical development. Neuropsychologia, v. 175, p. 108340, 2022. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2022.108340. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2022.108340

FISHER, W. W.; RETZLAFF, B. J.; AKERS, J. S.; DESOUZA, A. A.; KAMINSKI, A. J.; MACHADO, M. A. Establishing initial auditory-visual conditional discriminations and emergence of initial tacts in young children with autism spectrum disorder. Journal of applied behavior analysis, v. 52, n. 4, p. 1089–1106, 2019. https://doi.org/10.1002/jaba.586. DOI: https://doi.org/10.1002/jaba.586

JAO KEEHN, R. J.; SANCHEZ, S. S.; STEWART, C. R.; ZHAO, W.; GRENESKO-STEVENS, E. L.; KEEHN, B.; MÜLLER, R. A. Impaired downregulation of visual cortex during auditory processing is associated with autism symptomatology in children and adolescents with autism spectrum disorder. Autism research: official journal of the International Society for Autism Research, v. 10, n. 1, p. 130–143, 2017. https://doi.org/10.1002/aur.1636. DOI: https://doi.org/10.1002/aur.1636

JOANNA BRIGGS INSTITUTE. Critical appraisal tools. Adelaide: The University of Adelaide, 2017. Disponível em: https://jbi.global/critical-appraisal-tools.

LIN, I. F.; SHIRAMA, A.; KATO, N.; KASHINO, M. The singular nature of auditory and visual scene analysis in autism. Philosophical transactions of the Royal Society of London. Series B, Biological sciences, v. 372, n. 1714, p. 20160115, 2017. https://doi.org/10.1098/rstb.2016.0115. DOI: https://doi.org/10.1098/rstb.2016.0115

RIGHI, G.; TENENBAUM, E. J.; MCCORMICK, C.; BLOSSOM, M.; AMSO, D.; SHEINKOPF, S. J. Sensitivity to audio-visual synchrony and its relation to language abilities in children with and without ASD. Autism research: official journal of the International Society for Autism Research, v. 11, n. 4, p. 645–653, 2018. https://doi.org/10.1002/aur.1918. DOI: https://doi.org/10.1002/aur.1918

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, Oxford, v. 52, n. 5, p. 546–553, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x

Downloads

Publicado

15/05/2025

Como Citar

ALTERAÇÕES VISUOAUDITIVAS EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM TEA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(5), e656419. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6419