GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA EM CANTEIROS DE OBRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.650

Palavras-chave:

Canteiro de Obras; Benefícios; Gestão; Planejamento.

Resumo

O setor da Construção Civil é de grande importância ao desenvolvimento econômico, pois representou 6,2% do PIB brasileiro 2020, segundo CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) (2019) e está diretamente relacionado com a qualidade de vida das pessoas. Diante da competitividade inerente ao setor, cada vez mais, as empresas construtoras visam manter a qualidade dos produtos ofertados, aumentar a produtividade, reduzir custos e desperdícios, evitando acidentes de trabalho e ao atendimento dos seus compromissos contratuais. O canteiro de obras está entre as atividades mais importantes para o desenvolvimento de uma edificação, pois contribui para o bom andamento da obra. A ausência de gestão do canteiro de obras é uma das causas principais de baixa produtividade, falta de segurança e desperdício de materiais. Desta forma, a gestão do canteiro é de extrema importância, pois permite que a logística seja eficiente, reduz custos desnecessários, além de permitir o atendimento às programações das atividades. Isto posto, este trabalho objetiva apresentar conceitos e Aplicações da Qualidade Aplicada em Canteiros de Obras, destacando seus benefícios. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, embasada em livros, artigos, monografias, sites e documentos relevantes ao tema.  

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Biografia do Autor

  • Matheus Clausen Leão , UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA - UNIARA

    Universidade de Araraquara - UNIARA

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Publicado

08/10/2021

Como Citar

GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA EM CANTEIROS DE OBRAS. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(9), e29650. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.650