O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO/MEDIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Ozemar da Silva Araújo
  • Alcimar José Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6540

Palavras-chave:

Inclusão educacional. Mediação pedagógica. Professor de apoio. Educação especial. Práticas colaborativas.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o papel do professor de apoio/mediador no contexto da inclusão educacional, com base em uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. A partir da análise de estudos clássicos e recentes, constatou-se que o mediador atua como elo entre o aluno com deficiência e o processo de ensino-aprendizagem, colaborando com professores regulares, gestores e demais profissionais. Destacaram-se os fundamentos legais da educação inclusiva no Brasil, as competências exigidas do mediador, práticas pedagógicas colaborativas e os principais desafios enfrentados por esses profissionais. Conclui-se que a atuação do mediador é fundamental para a construção de uma escola inclusiva e equitativa, sendo necessário investimento em formação e reconhecimento institucional.

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Biografia do Autor

  • Ozemar da Silva Araújo

    Ivy Enber Christian University.

  • Alcimar José Silva

    MBA em Gestão de Educação Educacional. Ivy Enber Christian University.

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Publicado

25/07/2025

Como Citar

O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO/MEDIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(7), e676540. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6540