CONCEPÇÕES DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO CEARÁ

Autores

  • Ricardo Alexandre Sindeaux Ferreira
  • Rejane Maria de Lima Silva
  • Ivonete Cavalcante Barros
  • Yeda Gomes de Oliveira
  • Maria Bezerra Ramalho

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6633

Palavras-chave:

Inclusão escolar; Educação Inclusiva; Concepções; Escolas Públicas; Ceará

Resumo

A inclusão escolar emerge como um dos grandes desafios da educação contemporânea, marcada pela complexidade de sua implementação nas escolas públicas municipais. Este artigo teórico busca analisar as diversas concepções de inclusão presentes nesse contexto, que frequentemente se manifestam de forma híbrida e multifacetada. Para tanto, investiga-se: Quais são as concepções de inclusão predominantes entre os profissionais das escolas públicas municipais de uma cidade do Ceará e como essas concepções influenciam as práticas pedagógicas e a organização escolar? O referencial teórico discute a evolução do conceito de inclusão, da integração à perspectiva inclusiva, abordando as barreiras para a aprendizagem (atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas e institucionais) e a importância das políticas públicas e da formação docente. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo, com busca em bases de dados como SciELO, Google Scholar e Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os descritores "Inclusão escolar", "Educação Inclusiva", "Concepções", "Escolas Públicas" e "Ceará" para o período de 2015 a 2024. Os resultados encontrados, embora a produção acadêmica sobre o Ceará seja ainda incipiente, indicam a presença de diversas concepções de inclusão e a manifestação de barreiras, reiterando a necessidade de aprofundamento na compreensão dessas realidades e no fomento a uma cultura educacional verdadeiramente inclusiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Alexandre Sindeaux Ferreira

    Graduado em pedagogia pela UVA (universidade do Vale do Acaraú), Psicanalista pela  (SCOPSI), pós-graduação em psicanálise e em gestão escolar pela instituição (FAVENI). Gestor. DELSOL.

  • Rejane Maria de Lima Silva

    Graduada em Pedagogia pela UVA (Universidade do Vale do Acaraú),  pós graduada em Gestão Escolar pela FIC (Faculdade Integrada de Cruzeiro). DELSOL.

  • Ivonete Cavalcante Barros

    Formação em Pedagogia pela UVA (Universidade do Vale do Acaraú ). Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UECE (Universidade Estadual do Ceará). DELSOL.

  • Yeda Gomes de Oliveira

    Graduação em Pedagogia em regime especial pela Universidade Vale do Aracau. Pós especialista em Educação Infantil Universidade Vale do Aracau.

  • Maria Bezerra Ramalho

    Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pós graduação Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Vale do Acaraú(UVA) e Pós graduação em Gestão e Coordenação Escolar pela FIC-Faculdades Integradas de Cruzeiro. EEF Professora Júlia Ferrer de Serpa (Itaitinga, CE-Brasil).

Referências

ARANHA, Maria Salete Fábio. Educação inclusiva: revisão de literatura. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 517-531, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200014

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. O Índice de Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. Tradução: Carlos Nogueira. Porto Alegre: Artmed, 2012.

GARCIA, Rosana G. A inclusão escolar de alunos com deficiência: reflexões sobre o fazer pedagógico. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 122, p. 147-160, jan./mar. 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

Downloads

Publicado

28/07/2025

Como Citar

CONCEPÇÕES DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO CEARÁ. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(8), e686633. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6633