UTILIZAÇÃO DE ALVOS REATIVOS PARA O TREINAMENTO DE TIRO NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6660Palavras-chave:
ementa curricular, alvos reativos, formação policial, tiro esportivo, treinamento com arma de fogo, treinamento de tiroResumo
Este artigo tem como propósito analisar a utilização de alvos reativos, em comparação aos alvos estáticos e móveis, com ênfase na importância do treinamento com armas de fogo para policiais militares do estado do Paraná. Parte-se do princípio de que o aperfeiçoamento policial deve transcender a execução técnica do disparo, integrando fatores motores, cognitivos e emocionais, com o intuito de preparar o profissional para enfrentar situações reais de confronto. A metodologia utilizada combina revisão de literatura e observação participante, baseada na experiência prática de um dos autores como instrutor de tiro na Polícia Militar do Paraná. A pesquisa aponta que os alvos reativos contribuem para uma simulação mais fiel das condições operacionais, exigindo do atirador respostas rápidas, decisões sob pressão e domínio emocional. O estudo também discute as etapas do treinamento de tiro, os diferentes tipos de alvos disponíveis e a relevância da resposta motora diante de estímulos variados. Conclui-se que a incorporação de alvos reativos representa um avanço significativo no preparo do policial militar, justificando a necessidade de atualização das ementas curriculares com disciplinas que contemplem esses aspectos, visando a formação integral do profissional, mais alinhada às exigências do combate moderno.
Downloads
Referências
BRASIL. Matriz Curricular Nacional para a formação em Segurança Pública. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, 2014.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP nº 01, de 21 de janeiro de 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-1-de-21-de-janeiro-de-2022-376060371. Acesso em: 28 maio 2025.
CUNHA, Pedro Alexander Beron de et al. Transtorno de estresse pós-traumático em policial militar. Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 7, n. 2, p. 07-18, 2019. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/RPCD_vol.6_nr.1.pdf#page=108. Acesso em: 4 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.3674
DRISKELL, J.; SALAS, E.; JOHNSTON, J. Does stress lead to a loss of team perspective? [S. l..]: Group Dynamics, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232517202_Does_Stress_Lead_to_a_Loss_of_Team_Perspective. Acesso em: 20 jun. 2025.
LUFT, Caroline; ANDRADE, Alexandro. A pesquisa com EEG aplicada à área de aprendizagem motora. Rev Port Cien Desp, v. 6, n. 1, p. 106-15, 2006. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/3674/pdf. Acesso em: 8 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.5628/rpcd.06.01.106
MAGILL, R. A.; ANDERSON, D. Motor Learning and Control: Concepts and Applications. [S. l.]: McGraw-Hill, 2017.
MASTERS, R.; POOLTON, J. Advances in implicit motor learning. In: HODGES; WILLIAMS. Skill Acquisition in Sport. [S. l.]: Routledge, 2012. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9780203133712-13/advances-implicit-motor-learning-richard-masters-jamie-poo-lt. Acesso em: 8 jun. 2025.
MENEZES, Rodrigo. Atire bem: Fundamentos detalhados do tiro de pistola. 2 ed. Vitória: Rodrigo Menezes, 2022.
MENEZES, Rodrigo. Cognição e combate: Fundamentos cognitivos do tiro de combate. Vitória: Rodrigo Menezes, 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Basic Principles on the Use of Force and Firearms by Law Enforcement Officials. Havana: ONU, 1990.
RIBEIRO, Roberto. Introdução à biomecânica aplicada aos fundamentos de tiro: Biomecânica do tiro. Rio de Janeiro: Letras Virtuais, 2024.
SCHMIDT, Richard A.; LEE, Timothy D. Motor Learning and Performance: From Principles to Application. 5th ed. [S. l.]: Human Kinetics, 2011.
VOLCHAN, Eliane et al. Estímulos emocionais: processamento sensorial e respostas motoras. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 25, p. 29–32, dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/z6FYNxN9C3z6TFsqvgFv4ds/#. Acesso em: 4 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462003000600007
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.