MERCADO DE ARTE, ORGANIZAÇÕES E ARTISTAS NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.675Palavras-chave:
Gestão, Marketing, Cultura, MarcaResumo
Na contemporaneidade, o mercado das obras de arte carrega nuances tão intrigantes quanto às próprias técnicas e representações das produções artísticas. Ele movimenta cifras altas em todo o mundo – a considerar leilões, vendas em galerias de arte, aquisições de museus e até polêmicas transações ilegais, como as que eclodiram recentemente na Operação Lava Jato. Com isso, a partir de uma revisão bibliográfica e análise crítica da produção artística de quatro reconhecidos artistas, o objetivo deste texto é apresentar conceitos e reflexões sobre o mercado de arte contemporâneo e suas (inter) conexões com as organizações artísticas, bem como com os artistas. Conclui-se que, na Arte Contemporânea, o artista cujas obras, ainda, não têm visibilidade no mercado de arte, não existe até que alguém como um reconhecido curador e/ou colecionador o transforme em marca, ou grife, principalmente de luxo, além do auto marketing.
Downloads
Referências
ALMEIDA, G. M. Investindo no Mercado de Arte. Revista RI, nº 215, 2017. Disponível em: http://www.revistari.com.br/215/1263. Acesso em: 31 de julho de 2018.
ARCHER, M. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ECO, U. A definição da arte. Lisboa: Edições 70, 2008.
ENHUBER, M. How is Damien Hirst a cultural entrepreneur?. Artivate, v. 3, n. 2, p. 3-20, 2014.
EVARD, Y.; COLBERT, F. Arts Management: A New Discipline Entering the Millennium? International Journal of Arts Management, vol. 2, no. 2, 2000, p. 4-13.
FARANI, D. N. Os 500 Arhats: o retorno de Murakami Takashi e a transformação da arte japonesa. VIS - Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, v. 16, nº1/janeiro-junho de 2017.
HIRSZMAN, M. Ai Weiwei mergulha no Brasil. 2019. Disponível em: https://arte brasileiros.com.br/semfoto/ai-weiwei-mergulha-no-brasil/. Acesso em: 31 de janeiro de 2020.
HJORTH, D.; HOLT, R. It's entrepreneurship, not enterprise: Ai Weiwei as entrepreneur. Journal of Business Venturing Insights, v. 5, p. 50-54, 2016.
MARANHÃO, R. A.; STORI, N. Gestão e arte nas escolas de samba: algumas observações e análises. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 3, p. 1999-2011, 2019a.
MARANHÃO, R. A.; STORI, N. Merchandising no the voice kids: quais as marcas vinculadas ao reality show infantil?. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 5, p. 3931-3944, 2019b.
MARTINS, A. R. Mercado de arte contemporânea análise sobre os agentes do mercado.
Monografia. Instituto de Economia – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/1048/1/ARMartins.pdf. Acesso em: 31 de julho de 2018.
PAUL, A. Art: L’Age contempjorain: une histoire des arts plastiques à la fin du XXSiécle. Paris: Éditions du Regard, 1997.
RAMOS, B. H. A. A Especificidade da gestão cultural no Brasil: uma leitura crítica dos Anais do ENECULT (2005-2014). Dissertação (Mestrado em Administração) -Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Niterói, 2015.
SHARP, K. Superflatlands: The global cultures of Takashi Murakami and superflat art. ACCESS: Critical Perspectives on Communication, Cultural & Policy Studies, v. 26, n. 1, p. 39-51, 2007.
SIMÕES, P. D. R. O mercado da arte moderna e contemporânea em Portugal (2005-2013). Tese de Doutorado - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Portugal, 2016.
STORI, N. Arte Contemporânea na pós-modernidade: arte como grife. Anais... CIANTEC’14 - VI Congresso internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação: A Natureza Contemporânea da Arte - Coordenação: PC Mello. MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul - Campo Grande, 2014. Disponível em: http://www.ciantec.net/books/CIANTEC2014.pdf. Acesso em: 31 de julho de 2018.
STORI, N; SANCHES, P. S. Arte Contemporânea ou uma Nova Academia? Anais... VII WCCA – World Congress on Communication and Arts. Vila Real - Portugal, 2014. http://copec.eu/congresses/wcca2014/proc/works/13.pdf. Acesso em: 31 de julho de 2018.
STORI, N.; MARANHÃO, R. A. Bens culturais na Marinha do Brasil: um diálogo entre gestão e arte. Mouseion, n. 25, p. 53-73, 2017.
TAYLOR, B. Contemporaty Art: Art Since 1970. UPPER Saddle River, NJ: Pearson/Prentice HALL, 2005.
THOMPSON, D. O tubarão de 12 milhões de dólares: a curiosa economia de arte contemporânea. Trad. Denise Bottmann. BE~I Comunicação, 2012.
THORTON, S. Sete dias no mundo da arte: bastidores, tramas e intrigas de um mercado milionário. Trad. Alexandre Merina. Rio de Janeiro: Agir, 2010.
ZULAIKA, Joseba. In love with Puppy: flowers, architecture, art, and the art of irony. International Journal of Iberian Studies, v. 16, n. 3, p. 145-158, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.