MERCADO DE ARTE, ORGANIZAÇÕES E ARTISTAS NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.675Palavras-chave:
Gestão, Marketing, Cultura, MarcaResumo
Na contemporaneidade, o mercado das obras de arte carrega nuances tão intrigantes quanto às próprias técnicas e representações das produções artísticas. Ele movimenta cifras altas em todo o mundo – a considerar leilões, vendas em galerias de arte, aquisições de museus e até polêmicas transações ilegais, como as que eclodiram recentemente na Operação Lava Jato. Com isso, a partir de uma revisão bibliográfica e análise crítica da produção artística de quatro reconhecidos artistas, o objetivo deste texto é apresentar conceitos e reflexões sobre o mercado de arte contemporâneo e suas (inter) conexões com as organizações artísticas, bem como com os artistas. Conclui-se que, na Arte Contemporânea, o artista cujas obras, ainda, não têm visibilidade no mercado de arte, não existe até que alguém como um reconhecido curador e/ou colecionador o transforme em marca, ou grife, principalmente de luxo, além do auto marketing.
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