INTERVENÇÕES FONOLÓGICAS EM CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.694

Palavras-chave:

Linguagem Infantil. Linguagem. Transtornos da Articulação. Terapia da Linguagem.

Resumo

Introdução: Dentre os distúrbios dos sons da fala, tem-se o desvio fonológico, sendo este caracterizado por erros na produção de fala.  A partir dos achados da avaliação fonológica, o terapeuta deverá selecionar a proposta de intervenção mais adequada para cada caso dentre os diversos modelos elaborados a partir de teorias linguísticas que buscam alcançar a reorganização fonológica. Objetivo: Avaliar a intervenção fonológica para os casos de desvios fonológicos no Português Brasileiro Método: a revisão sistemática foi conduzida conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A busca por artigos científicos foi conduzida por dois pesquisadores independentes nas bases de dados Medline (Pubmed), LILACS, SciELO, Cochrane Library e Scopus. A pesquisa foi realizada com os descritores [(Phonological disorders) or (Phonological impairment) or (Speech sound disorders) or (Articulation Disorders) or (Language and Hearing Sciences) and (Speech Therapy) or (Speech Intervention) or (Phonological treatment) or (Phonological Intervention)] e compreendeu o período de janeiro de 2015 a maio de 2020. Resultados: Todas as crianças apresentaram evolução e ampliação no sistemas fonológicos, independente da intervenção fonológica escolhida para o caso. Entretanto, os estudos que aliaram a terapia tradicional com outros recursos alternativos (exemplo, softwares) obtiveram resultados promissores. Conclusão: Apesar dos resultados terem sido eficazes nos estudos analisados, não foi possível sistematizar a escolha da intervenção com o quadro clínico dos sujeitos em decorrência da falta de uniformização dos sujeitos e ao delineamento metodológico. Não é possível realizar conclusões sistemáticas com relação à intervenção fonológica de crianças brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Patricia Haas

    Professora Doutora do Curso de Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa   Catarina - UFSC;  Fonoaudiologia; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

  • Aline Mara de Oliveira, UFSC

    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

  • Eduarda Besen, UFSC

    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

  • Luciane Mari Deschamps, UFSC

    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publicado

05/10/2021

Como Citar

INTERVENÇÕES FONOLÓGICAS EM CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(9), e29694. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.694