INTERCÂMBIO ACADÊMICO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: PRESSUPOSIÇÕES DOS JOVENS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.708

Palavras-chave:

Intercâmbio. Graduação. Motivações. Dificuldades.

Resumo

A presente pesquisa trata da importância dos programas de intercâmbio, tanto para acadêmicos da graduação e da pós graduação, como para as instituições, trazendo os benefícios, as motivações e também as dificuldades. Foi realizada uma pesquisa junto a estudantes dos anos iniciais da graduação em um curso do Instituto Federal do Norte de Minas com a finalidade de identificar o que pressupõe esses jovens quanto ao intercâmbio, o quais destinos escolheriam, quais seriam os entraves, de modo a prover a instituição de informações sobre como o processo é visto por seus estudantes, com vistas a aprimorá-lo e buscar torná-lo cada vez mais acessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo de Oliveira Boaventura Filho

Bacharel em Administração pela FEAD/MG. MBA em Consultoria e Planejamento Empresarial. Especialista em Libras. Especialista em Gestão e Educação Ambiental. Especialista em Educação Especial/Deficiência Auditiva. Mestre em Ciências Humanas. INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

Luidy Siqueira Santos

Técnico em Agrimensura pelo IFNMG. Graduando em História pela UFMG. INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

Referências

BARDAQUIM, V. A. e Dias, E. G. (2019). A realização de intercâmbio no doutorado em enfermagem: um relato de experiência. Pelotas: JONAH Journal of Nursing and Health, v. 9, n. 1, 2019.

COMENTTO PESQUISA DE MERCADO. (2021). Calculadora amostral. https://comentto.com/calculadora-amostral/

DALMOLIN, I. S; PEREIRA, E. R.; SILVA, R. M. C. R. A; GOUVEIA, M. J. B. e SARDINHEIRO, J. J. (2013). Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Brasília: Revista Brasileira de Enfermagem, mai-jun, 66 (3).

ESUTUDARFORA.ORG. (2021) As melhores universidades do mundo em 2022.. https://www.estudarfora.org.br/melhores-universidades-do-mundo/

KÖCHE, J. C. (2011). Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes..

SANTOS, M. (2008). Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record.

TEODORO, F. S; SILVA, J. E. O e MELO, P. A. (2018). Motivações e expectativas na realização de intercâmbio acadêmico em estudantes da universidade federal de Santa Catarina. XVIII Coloquio Internacional de Gestión Universitária. Loja (Ecuador): 22, 23 e 24 de outubro de 2018.

UNIVERSIDADE DO INTERCÂMBIO. (2021). 10 melhores universidades da África. https://www.estudarfora.org.br/melhores-universidades-do-mundo/

YIN, R.K. (2015). O estudo de caso. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

09/10/2021

Como Citar

Oliveira Boaventura Filho, N. de, & Siqueira Santos, L. (2021). INTERCÂMBIO ACADÊMICO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: PRESSUPOSIÇÕES DOS JOVENS ESTUDANTES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(9), e29708. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.708