LINGUAGEM MATEMÁTICA: CONHECIMENTO E USO DE SIMBOLOLOGIAS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Amanda de Souza Albuquerque IF Sertão PE
  • Heraldo Gonçalves Lima Junior

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.737

Palavras-chave:

Mathematical symbology, Mathematical language, Learning

Resumo

A utilização de registros de representações semióticas no ensino de influência matemática no processo de ensino da aprendizagem pode facilitar a compreensão do conteúdo ou aumentar o grau de dificuldade dos alunos, de acordo com o nível de conhecimento que possuem no uso de sinais e símbolos. Nessa perspectiva, esta pesquisa analisou a influência da simbologia na aprendizagem matemática em grupos do 8º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Petrolina – PE. Para tanto, dois instrumentos utilizaram: 1) uma lista de atividades com pós-posta de nove problemas de diversos conteúdos com questões de linguagem, re-apresentação e contextualização, e 2) um questionário cujas perguntas são sobre as dificuldades de aprendizagem em matemática e o conhecimento da simbologia matemática. Os resultados mostraram que 44 % e 70 % dos participantes da pesquisa têm dificuldade em entender conceitos de linguagem e sinais matemáticos, respectivamente, mesmo julgando-os como importantes. Por outro lado, os alunos apresentaram melhor desempenho na resolução de questões contextualizadas, permitindo inferir que a capacidade de resolver questões cotidianas tem pouco significado para a resolução de questões em matemática formal em sala de aula, especialmente se elas não estiverem associadas. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que, na prática do ensino escolar, é essencial focar na resolução de problemas por meio da seleção de atividades que envolvam situações cotidianas em que os alunos possam associá-los aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

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Biografia do Autor

Amanda de Souza Albuquerque, IF Sertão PE

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão - PE

Heraldo Gonçalves Lima Junior

Instituto Federal do Sertão Pernambucano

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Publicado

16/10/2021

Como Citar

Albuquerque, A. de S. ., & Gonçalves Lima Junior, H. (2021). LINGUAGEM MATEMÁTICA: CONHECIMENTO E USO DE SIMBOLOLOGIAS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(9), e29737. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.737