PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO NO SETOR DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.800

Palavras-chave:

Assistência ao Paciente, Unidades Hospitalares de Hemodiálise, Hemodiálise, Cuidados de Enfermagem, Controle de infecções

Resumo

Objetivo: Identificar evidências nas publicações oficiais do Ministério da Saúde, ANVISA e demais bases de dados sobre ações preventivas e de controle de infecção nos serviços de hemodiálise. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura com busca de artigos nas bases de dados: MEDLINE, LILACS, BDENF e no portal SCIELO, bem como em documentos oficiais dos órgãos fiscalizadores e de controle, realizada de julho a setembro de 2021. Ao final do processo foram selecionados seis artigos que compuseram a amostra do estudo. Resultados e Discussão: Para responder ao objetivo desse estudo, na fase de interpretação dos estudos selecionados, foram evidenciadas e construídas duas categorias de análise que versam sobre a prevenção e o controle de infecção nos serviços de hemodiálise, a saber: “Prevenção e controle de infecção relacionado ao acesso vascular” e “Prevenção e controle de infecções na terapia renal substitutiva”. Considerações finais: Os estudos apontaram que a instalação de medidas de prevenção e controle, bem como realizar modificações necessárias nos processos de trabalho e também estruturais são de extrema relevância. Busca-se com isso a redução ou anulação da possibilidade de transmissão das infecções virais e bacterianas nos pacientes hemodialíticos. Sendo este o recurso fundamental para a promoção de uma assistência de qualidade nos serviços de hemodiálise.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel de Oliveira Laudiosa da Motta, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Pós-graduação em Controle de Infecção em Assistência à Saúde (CIAS) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Suely Lopes de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem. Professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora Afonso da Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Aline Silva da Fonte Santa Rosa de Oliveira

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem Bezerra de Araújo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mauriceia Ferreira Silva Costa, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Pós-graduanda em Controle de Infecção em Assistência à Saúde (CIAS) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 154 de 15 de junho de 2004. Estabelece o Regulamento Técnico para o funcionamento dos Serviços de Diálise.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 33, de 03 de junho de 2008. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração, avaliação e aprovação dos Sistemas de Tratamento e Distribuição de Água para Hemodiálise no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n° 11, de 13 de março de 2014. Dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de funcionamento para os Serviços de Diálise e dá outras providências.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 216 de 09 de fevereiro de 2018. Altera a RDC n° 11 de 13 de março de 2014. Publicada no Diário Oficial da União n° 30 de 14 de fevereiro de 2018.

BORGES, P. R. R.; BEDENDO, J. Fatores de risco associados à infecção de cateter provisório em pacientes sob tratamento dialítico. Revista Texto e Contexto em Enfermagem, Florianópolis, 2015. Jul-Set; 24(3): 680-5.

CLEMENTINO, Daniella Caldas et al. Pacientes em hemodiálise: importância do autocuidado com a fístula arteriovenosa. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 12, n. 7, p. 1841-1852, 2018.

FERREIRA, A. C. B. et al. Infecções em cateter de hemodiálise: aspectos microbiológicos e de resistência em uma unidade de referência de Belém. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. 2014, out-dez;12(4).

GONÇALVES, Letícia Mattos et al. Cuidados de enfermagem a clientes com fistula arteriovenosa: uma revisão integrativa da literatura. Rev. Pesqui.(Univ. Fed. Estado Rio J., Online), p. 462-467, 2020.

LIRA, A. L. B. de C. Cuidados de enfermagem para a prevenção de infecção em pacientes submetidos à hemodiálise. Revista Cubana de Enfermagem. 2018; v.34; n.1.

MAGALHÃES, Victor Augusto Rocha; SILVA, Gracielle Fernanda dos Reis; JUNIOR, Humberto Caldeira Brant. Fístula Arteriovenosa Na Insuficiência Renal Crônica: cuidados e complicações. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 2000-2007, 2020.

NETO, José Melquiades Ramalho et al. Fístula arteriovenosa na perspectiva de pacientes. Enfermagem em Foco, v. 7, n. 1, p. 37-41, 2016.

PAIVA, Patrícia Alves et al. Incidência de infecções da corrente sanguínea em pacientes nefropatas. Revista de Atenção à Saúde (ISSN 2359-4330), v. 16, n. 55, p. 72-80, 2018.

PEREIRA, Oscar Rockenbach; FERNANDES, Jaime da Silva; MENEGAZ, Thais Nazário. Avaliação do tempo de maturação das fístulas rádio-cefálicas para hemodiálise. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 45, n. 2, p. 2-10, 2016.

RIBEIRO, I. C. et al. Efeitos clínicos e microbiológicos do reuso de dialisadores em pacientes em hemodiálise. Jornal Brasileiro de Nefrologia, 2019.

ROCHA, Gabriela Araújo et al. Cuidados com o acesso vascular para hemodiálise: revisão integrativa. Revista Cuidarte, v. 12, n. 3, 2021.

SANTOS, Karen Ferreira dos, et al. Tempo de permanência e motivos de retirada do cateter venoso central de pacientes renais crônicos em hemodiálise ambulatorial. Clinical & Biomedical Research, v. 41, n. 1, 2021.

SANTOS, Wenysson Noleto dos, et al. Atuação do enfermeiro nas complicações decorrentes do transplante renal: uma revisão de literatura. Revista Uningá review, v. 25, n. 1, 2016.

SILVA, Manuelle Rodrigues da, et al. Qualidade de vida de pacientes renais crônicos submetidos á hemodiálise: Uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 9344-9374, 2020.

SILVA, Rodrigo Santos da; TORRES, Shirlley Sayonara Bezerra de Melo; LIMA, Angélica de Godoy Torres. Assistência de enfermagem na manutenção do acesso vascular arteriovenoso de pacientes renais crônicos em hemodiálise: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 44, p. e2956-e2956, 2020.

SCHWANKE, Alessandra Amaral et al. Cateter venoso central para hemodiálise: incidência de infecção e fatores de risco. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1115-1121, 2018.

DUONG, Minh Cuong; MCLAWS, Mary-Louise. Dangerous practices in a hemodialysis unit in Vietnam identify from mixed methods. BMC infectious diseases, vol. 17, mar 2017.

Downloads

Publicado

02/11/2021

Como Citar

Motta, R. de O. L. da, Azevedo, S. L. de ., Oliveira, A. S. da F. S. R. de, & Costa, M. F. S. . (2021). PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO NO SETOR DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210800. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.800