CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA MICROEMPRESA DE HOLTER DIGITAL NA REGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.82

Palavras-chave:

Capital humano, Gestão de pessoas, voz dos colaboradores

Resumo

Este estudo examina as percepções do clima organizacional dos funcionários e dos gerentes por meio da pesquisa do clima de trabalho de uma pequena empresa no Sul do estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de um questionário de 40 questões objetivas e abertas, submetidas a uma abordagem de análise exploratória e descritiva. A análise inclui todos os 17 membros da empresa. A ferramenta do software Microsoft Excel foi utilizada para mensurar o engajamento no trabalho e o nível de satisfação por meio da aplicação do questionário de clima organizacional. Em relação à implicação prática, os resultados mostram que o relacionamento organizacional e a intercomunicação apresentam um alto índice de satisfação acima de 90%. No entanto, os resultados sugerem que os gerentes devem considerar fatores de motivação, de carreira e de treinamento, proporcionando um ambiente de apoio, de desenvolvimento e de reconhecimento, além do trabalho em equipe. A pesquisa mostrou que o clima organizacional na empresa é favorável, com um percentual de satisfação geral de 92,99%. Percebe-se a presença de algumas divergências vinculadas a um espaço mais aberto às sugestões e ao trabalho em equipe com a inclusão da percepção de crescimento profissional limitado, porém, mesmo diante das ocorrências, o clima se mostrou favorável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Júlia Melo Prado, Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

24 anos, solteira e graduada em Administração de Empresas pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS em 2020, residente no município de Alfenas no sul de Minas Gerais.

 

Vitória Siqueira, Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

21 anos, solteira e graduada em Administração de Empresas pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS em 2020, residente no município de Alfenas no sul de Minas Gerais.

Sandra, Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

Graduada em Administração e Doutoranda em Agricultura Sustentável pela Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS. Professora na Universidade José do Rosário Vellano.

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

Melo Prado, A. J., Siqueira Breves, V. T., & de Souza Alves, S. . (2021). CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA MICROEMPRESA DE HOLTER DIGITAL NA REGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 56–82. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.82