TRATAMENTO DAS LESÕES ENDO-PERIODONTAIS: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Belen retamal-Valdes Universidade Guarulhos
  • Kamila Ribeiro do Nascimento Jabur
  • Silvana Felisberto Monteiro
  • Laryssa Macedo de Oliveira
  • Renata Queiroz Tavares
  • Cristiane Gonçalves
  • Magda Feres

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.83

Palavras-chave:

lesão endo-perio, tratamento, classificação, tratamento endodôntico, tratamento periodontal

Resumo

As lesões endo-periodontais são lesões destrutivas que acometem o tecido periodontal e pulpar de um determinado dente. O diagnóstico e o tratamento dessas lesões representam um grande desafio na prática clínica. Logo, o objetivo desta revisão foi responder a seguinte pergunta foco: “Quais são os protocolos de tratamento para as lesões endo-periodontais?” Uma revisão de escopo foi realizada de acordo com as normas PRISMA-ScR. A base de dados MEDLINE (pubmed) foi pesquisada até agosto de 2020. Foram procurados estudos com qualquer desenho que relataram o tratamento endodôntico e periodontal de pelo menos um dente com lesão endo-periodontal. A busca eletrônica gerou 238 títulos/resumos e 44 artigos foram incluídos nesta revisão. No total, 545 voluntários foram incluídos e 651 dentes foram diagnosticados/tratados como lesões endo-periodontais. A terapia de maior prevalência foi o tratamento endodôntico convencional antes da terapia periodontal cirúrgica, seguido pelo tratamento endodôntico cirúrgico sendo realizado ao mesmo tempo que o tratamento periodontal cirúrgico, e em menor proporção a terapia periodontal não cirúrgica antes da terapia endodôntica. Não existiram relatos de casos onde o tratamento periodontal cirúrgico ocorreu antes da endodontia convencional. Em conclusão, o tratamento das lesões endo-periodontais deve envolver tanto a terapia endodôntica quanto a periodontal. A maioria dos casos relatados iniciou o tratamento pela endodontia convencional e seguido pelo tratamento periodontal (não-cirúrgico e/ou cirúrgico). Porém, ainda existe controvérsia se deve ser aguardado um tempo de reparo entre os dois tratamentos. A maioria dos dentes diagnosticados com algum tipo de lesão endo-periodontal e tratados tem resultados positivos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Belen retamal-Valdes, Universidade Guarulhos

    Cirurgiã dentista, mestrado em odontologia (área de concentração em periodontia), doutorado em odontologia (área de concentração em periodontia).

  • Kamila Ribeiro do Nascimento Jabur

    cirurgia dentista.

  • Silvana Felisberto Monteiro

    cirurgia dentista.

  • Laryssa Macedo de Oliveira

    cirurgião dentista, mestranda em odontologia (área de concentração em periodontia).

  • Renata Queiroz Tavares

    cirurgia dentista, especialista em periodontia, especialista em ortodontia, mestranda em odontologia (área de concentração em periodontia).

  • Cristiane Gonçalves

    cirurgia dentista, especialista em periodontia, especialista em microbiologia oral, especialista em radiologia odontológica e imaginologia, mestrado em periodontia, doutorado em odontologia (área de concentração em periodontia).

  • Magda Feres

    cirurgia dentista, especialista em periodontia, mestrado em periodontia, doutorado em ciências médicas e biologia oral.

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

TRATAMENTO DAS LESÕES ENDO-PERIODONTAIS: UMA REVISÃO DE ESCOPO . (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 339-400. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.83