FIBRINA RICA EM PLAQUETAS NO TRATAMENTO REGENERATIVO ÓSSEO PERIODONTAL: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.84

Palavras-chave:

concentrado de plaquetas, fibrina rica em plaquetas, defeito periodontal, revisão

Resumo

Concentrados plaquetários são compostos autógenos obtidos através da centrifugação em alta rotação do sangue venoso. Dentro dos tratamentos periodontais, eles têm sido aplicados por terem excelentes propriedades regenerativas e de neoformação óssea. Esta revisão teve por objetivo responder a seguinte pergunta foco: “Em procedimentos regenerativos ósseos periodontais, o uso da fibrina rica em plaquetas(PRF) sozinha ou combinada com biomateriais, comparada com biomateriais isoladamente, leva a alterações significativas na neoformação óssea, preenchimento de defeitos ósseos ou ganhos dimensionais?”. Uma revisão de escopo foi realizada de acordo com as normas PRISMA-ScR. As bases de dados Medline/pubMed, Scopus e Scielo foram pesquisadas usando termos-chaves e procurando ensaios clínicos aleatorizados realizados em pacientes com diferentes tipos de defeitos ósseos periodontais, que tenham ou não recebido tratamento periodontal, onde foi aplicado em um grupo PRF isoladamente ou em associação com biomaterial, quando comparado com biomateriais isoladamente. A busca eletrônica gerou 2.497 títulos/resumos e 5 artigos foram incluídos nesta revisão. No total, 175 voluntários foram tratados. Os defeitos ósseos de duas e três paredes foram os mais comumente relatados nos estudos. O tempo de acompanhamento variou entre 6 e 12 meses. Quando o PRF foi utilizado no tratamento de defeitos periodontais houve a uma melhora mais evidente nos parâmetros clínicos, incluindo uma diminuição na profundidade do defeito e diminuição da profundidade de sondagem e ganho de inserção. Os resultados desta revisão escopo indicaram que uso de PRF sozinha ou combinada com biomateriais em procedimentos regenerativos ósseos periodontais leva a uma melhora clinicamente relevante na neoformação óssea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamily Alves de Carvalho Chiconelo Sanches

cirurgiã-dentista.

Laryssa Macedo de Oliveira

cirurgiã-dentista, mestranda em odontologia (área de concentração em periodontia).

Magda Feres

cirurgiã-dentista, especialista em periodontia, mestrado em periodontia, doutorado em ciências médicas e biologia oral.

Juliana Ferreira

cirurgiã-dentista, mestranda em odontologia (área de concentração em periodontia).

Dimorvan Bordin

cirurgião-dentista, mestrado em Clínica Odontológica, doutorado em Clínica Odontológica.

Belen Retamal-Valdes

cirurgiã-dentista, mestrado em odontologia (área de concentração em periodontia), doutorado em odontologia (área de concentração em periodontia).

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

Sanches, K. A. de C. C. ., Oliveira, L. M. de, Feres, M., Ferreira, J., Bordin, D., & Retamal-Valdes, B. (2021). FIBRINA RICA EM PLAQUETAS NO TRATAMENTO REGENERATIVO ÓSSEO PERIODONTAL: UMA REVISÃO DE ESCOPO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 135–167. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.84